Governo Popular do Brasil.

O governo popular não atingiu o avanço ideológico que a esquerda queria. Não foi o messianismo que os ingênuos esperavam e nem o fracasso que a direita apregoava. Mesmo assim o governo popular é o melhor dos últimos sessenta anos.

Os carreiristas na política ou politicagens que enfocam o capitalismo, arrebentaram com a malha ferroviária para trazer montadoras de automóveis do exterior. Contrariamente vivem reclamando que o Metrô não avança. Reclamam a falta de obras faraônicas como se o operariado comessem cimento, areia e tijolo..O que a direita capitalizada e os neoliberais querem, são obras pomposas com mão de obra barata, para depois tentar privatiza-las, isto é, praticar ações entre amigos, como aconteceu com a Vale do Rio Doce, Usiminas, Acesita, Aço Minas e tantas outras estatais de grande porte, entregue a preço de banana ao capital externo. Os capitalistas dirão que atual gestão federal entrou na onda das privatizações, leitores eleitores despolitizados e mal informados, esse discurso pode enganá-los, mas quem está por dentro das ações da atual administração federal, sabe que são parcerias públicas privadas, onde o poder público exerce o poder de fiscalização.

Um argumento dos desinformados é a crítica no atual governo, no que refere o investimento para a Copa do Mundo de Futebol em 2014, reclamam que a saúde anda mal, claro a saúde precisa mais atenção, mas está muito melhor dos governos passado, um pequeno exemplo; “farmácia popular”. Ora! Se o que move o povão é o futebol, é evidente que o governo o atenda neste evento quando o Brasil será a vitrine do mundo. Dizia um analista político nos anos 80, que quando um Estado estava mal, era mais um time no Nacional.

Aproveito para contar uma passagem pitoresca, para não dizer hilária. Desembarcavam em São Paulo duas celebridades, Edson Arantes Nascimento e Albert Sebin. Sebin foi o baluarte da ciência ao descobrir a vacina contra a poliomielite, que muito contribuiu para acabar com à paralisia infantil no Brasil. O cientista foi recebido por pouco mais de meia dúzia de pessoas, enquanto Pelé era ovacionado por uma multidão. Se tivesse eu lá no desembarque, sem dúvida aplaudiria Sebin. O governo faz aquilo que o povo gosta. Além da saúde e educação, o povo gosta de lazer.

Lair Estanislau Alves.