Gentileza Gera Gentileza
Estava voltando do trabalho. Eu estava de carona com um colega que dirigia seu gol branco. Era por volta de uma da tarde, quando só o que pensávamos era em comida, o que devorava nossos desejos naquele momento.
Sugeri, naquela altura de campeonato, para que me deixasse logo perto da Rua Dez, do Setor Universitário, já que ali era caminho para a sua casa, e também é rota de ônibus que passa próximo lá de casa. A compreensão não foi verdadeira, já que ele insistiu deixar-me em casa. E, por outro lado, de boa educação que me oferecem, boa educação retribuí: obrigado mas ali na Rua Dez já está muito bem, assim levará metade do tempo para o teu almoço e eu, que já consegui essa viagem de ida, gastarei apenas uns poucos reais pra comprar a passagem do busão.
Aquilo, por pior que fosse para minha própria fome, gerou um estado de honestidade no ambiente, tão simpático quanto a despedida que obtive no final, com um sorriso companheiro daquele bom colega.
E olha, quanta ingenuidade a minha, pois que ainda acho os acontecimentos seguintes todos frutos da mesma vibração que anima o orbe em que atravessara.
Primeiro, na banca onde fui comprar a viagem de ônibus, o rapaz me auxiliou, que de boa vontade verificou se havia liberação para usar a carteirinha de estudante para que pudesse pagar só a metade. E, em segundo lugar, já descendo do ônibus próximo lá de casa, o motorista - o que era de espantar, não daqueles com olhar de pateta raivoso -, me pergunta:
- "Aí está bom para descer?"
Indaguei, antes de mais nada, não deveria o interessado se questionar se abre a boca ou não para pedir que abram a porta antes do Ponto de Ônibus, caso seja do seu interesse ?
E a minha resposta para o bom motorista:
- "Posso descer aqui, que é melhor."
Quando descia caminhando, rumo à faixa de pedestres, passando ao lado da porta da frente do busão, me viro para observar aquilo que não vejo há muito nos dias de hoje, e que ainda me faz crer ainda que pequeno boa vivência em grandes centros urbanos: Um exemplo de gentileza.