SENTIMENTOS SUBLIMADOS

SENTIMENTOS SUBLIMADOS

Postado por José Marcos di Ayres em 19 abril 2011 às 0:02

Exibir blog

Nós enquanto membros de uma sociedade somos obrigado a cumprir regras, aceitar os valores, os preceitos morais vigentes. Somos desde a tenra idade compartilhar a cultura imposta por essa própria sociedade. Na maioria das vezes vivemos o tempo todo de nossas vidas sem questionar nada desses valores, ressalvado-se apenas alguns poucos que se revoltam, transgridem contra o sistema vigente.

Contudo, a própria sociedade com o passar do tempo através de algumas vanguardas se desvainece dos seus valores carcomidos para em seguida renovar-se com outra forma de pensar. No entanto, determinados valores, preceitos morais da sociedade, onde a cultura religiosa é por demais persistente e eficaz . Embora existam as exceções que não se importam com nada, com "olhos dos outros que são nosso inferno" ou mesmo vivem suas vidas surdinas quebrando valores morais sem nenhum sentimento de culpa.

Destarte , para maioria que não sabe ou tem dificuldade de se livrar o sentimento de culpa, procura por intermédio da sublimação compensar os desejos mal resolvidos, como a dedicação a religião, a um trabalho, apegando-se a objetos materiais, animais etc.

Em muitos dos casos da infelicidade das pessoas é por não saberem como compensar seus desejos do sentimento de culpa, da condenação do outro. Diante da falta da coragem para romperem com seus próprios dilemas e valores os indivíduos preferem se enclausularem dentro de si mesmos, é mais cômodo do que enfrentarem seus conflitos.

inclemente
Enviado por inclemente em 02/02/2013
Código do texto: T4119898
Classificação de conteúdo: seguro