A VIDA E O TEMPO

Há ocasiões em que a vida parece não fazer sentido algum. Ela, com suas costumeiras oscilações, se apresenta enigmática e, sem que estejamos preparados, nos surpreende.

Nos sentimos como marionetes em suas mãos, entregues à própria sorte.

Pensamos, muitas vezes, ser o fim da estrada e, então, o céu como que desaba e o chão desaparece.

Não vemos um norte a seguir; tudo se torna complexo, e nós, estáticos, não sabemos o que fazer e nem pra onde ir. Então defeituamos a vida com inúmeros adjetivos, conceituando-a como cruel com uns e generosa com outros. Tornamos-nos céticos no tocante àquela máxima que diz: “A história sempre há de fazer justiça aos bons; sempre há de reconhecer a verdade e punir o embuste”. Não compreendemos, devido a emoção do momento que, assim como todas as estações do tempo (primavera, verão, outono e inverno) que contribuem para o bem do planeta, as fases de nossa vida, sejam elas boas ou más, são sempre portadoras de algum propósito que nos beneficiam.

Às vezes precisamos ser desafiados pela vida para que conheçamos nosso potencial e nos tornemos gladiadores, homens e mulheres em busca de um ideal: vencer-nos, pois nem sempre nosso adversário é quem pensamos ser. Nosso maior adversário somos nós mesmos, nossos desejos, temores, rancor, mágoa, vaidade, prepotência...

Uma vasta lista seria necessária para qualificar esse adversário intruso que insiste em perseguir-nos. Portanto, pare de culpar a vida pelo que se foi e não volta mais, pelos projetos frustrados, sonhos não realizados, amores desfeitos, coração partido e o ente querido que se foi para sempre.

Sua vida não acabou por causa de uma batalha perdida. Muitas batalhas hão de vir, duras batalhas, mas você é um guerreiro e, como tal, jamais abaixa a cabeça e desiste. O cansaço virá, mas acredite, seu lugar está reservado entre os vencedores. É como disse Silvana Duboc: “nada chega antes do tempo. Nada se vai depois do tempo. Nada se transforma sem que o tempo permita, e nada morre sem que ele autorize”.

Essa é uma realidade que devemos cultivar, pois tudo na vida só acontece no momento certo.

Nunca diga que não conseguiu realizar algo por demérito. Se você lutou, deu tudo de si e não conseguiu, não há motivo pra considerar-se um derrotado, porque derrotado é aquele que nem se quer teve a coragem de lutar. Você só não conseguiu porque não era tempo, pois nada acontece sem que o tempo permita.

O seu tempo vai chegar, e com ele, novas e emocionantes experiências hão de abrilhantar sua vida.

Então aguarde; a noite vai passar, o dia vai raiar e tudo vai mudar, tudo no seu devido TEMPO.

Fique bem e seja muito feliz.

Receba um forte e caloroso abraço deste amigo poeta.

NOTA: Escrevi esta crônica motivacional baseando-me em fatos reais.

ROGÉRIO RAMOS
Enviado por ROGÉRIO RAMOS em 31/01/2013
Reeditado em 12/01/2015
Código do texto: T4116258
Classificação de conteúdo: seguro