A EDUCAÇÃO CONTINUA UM GRANDE PACTO DE MEDIOCRIDADE!

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A baixa qualidade na educação, igualitária para todos os níveis, empobrece o Brasil e envergonha o mundo, muito embora alguns avanços pontuais por força de cotas educacionais tenham sido significativos. Na maioria do que se vê é a continuação do pacto de mediocridade entre alunos que fingem que estudam e “professores” que dão pontos aos alunos que “fingem que passam de ano”. Na verdade, o que se percebe são escolas sucateadas, falta de professores, material didático sendo jogado no lixo, mestres desqualificados, além de outros problemas menores! Ou seja, o pacto de mediocridade continua sendo praticado, resultando em universitários analfabetizados, pessoas que concluem o curso superior, mas não conseguem ler e nem escrever direito. Isso, infelizmente, continua sendo a máxima presente, com a mediocridade superando à capacidade coletiva.

Os 895 estudantes brasileiros aceitos na Universidade de Harvad, nos Estados Unidos, uma das mais importantes do mundo, neste período chamado de “early action, não significa necessariamente que a Educação, como um todo, melhorou no Brasil e, nem mesmo a admissão dos estudantes Gabriel Guimarães, morador de Vitória (ES) e Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho, 17 anos, ganhador de 45 medalhas em olimpíadas de conhecimento pelo Colégio Objetivo Integrado, de SP, para fazer graduação a partir de agosto, não significa nada em termos de inclusão de todos em um processo educacional de qualidade, confiável e garantido, pois nada disso representa e nem significa garantir que a nossa educação está melhorando. Longe disso!

Com excesso de impostos e péssima distribuição destes nas áreas de educação, saúde, segurança e outros setores, é uma barbaridade o que está acontecendo nessas áreas sociais importantes para o desenvolvimento de um Brasil igualitário, sem contar com os péssimos salários ainda pagos aos professores, em todos os níveis. As escolas melhoraram sim, mas muitas continuam sucateadas, sem carteiras ou quebradas pelos próprios vândalos que se travestem de alunos, causando um sério desperdício de materiais escolar.

Em alguns Estados e Municípios, o ano letivo de 2012 ainda não foi concluído devido a greve de professores, escolas em reforma e outras iniciadas e não concluídas.

Também pouco significam os 16% de acréscimos de alunos admitidos em Havard. Isso só quer dizer que representa um esforço pessoal dos alunos e não um processo de educação coletiva desenvolvida para todos, do mais pobre ao mais rico. A Educação quando é boa, de qualidade, compromissada com o desenvolvimento de uma nação deve ser distribuída igualitariamente a todos, e não só a alguns que podem pagar para adquirir conhecimento.

Já estivemos mais longe de uma educação ampla, inclusiva e de qualidade; agora estamos mais perto! Felizmente! Mas ainda falta melhorar mais ainda em outros aspectos!

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carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 31/01/2013
Reeditado em 01/02/2013
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