Noticiário Maluco
 
   Acho a profissão de jornalista admirável. Houve uma época em que cheguei a pensar em estudar Jornalismo, mas houve um desvio de rota e acabei sendo professora. Com muito orgulho, diga-se de passagem. Mas a verdade é que ainda sinto uma atração pelo mundo dos noticiários, pelos bastidores da notícia, pelo burburinho de uma redação. Nunca estive num lugar desses, mas imagino a adrenalina no momento de fechar uma edição, de editar uma matéria, de cruzar dados e informações para que o público receba os fatos com a máxima realidade. Sem contar que é um universo com inúmeras possibilidades. Um jornalista pode se especializar em trabalhar com política, economia, moda, gastronomia, cultura, esportes, etc.
   Admiro ainda mais os repórteres de campo, se é assim que se chamam aqueles que trabalham a notícia in loco. São profissionais extremamente corajosos, principalmente quando vão cobrir fatos como guerra, seja ela internacional, civil ou urbana; quando cobrem as catástrofes, as grandes tragédias, enfim, quando se arriscam no meio de tiroteios, ficam atolados na lama quando ocorre um deslizamento ou com água até os joelhos cobrindo as enchentes. São inúmeras as situações de risco e eles estão sempre lá, em nome da notícia, se expondo, correndo perigo.
   Ainda nesta semana ocorreu uma tragédia que comoveu não só o nosso país, mas o mundo inteiro: o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Mas não quero falar sobre isso porque ainda me comove e esse não é o tema dessa crônica. Entretanto, precisei tocar no assunto para falar do papel dos jornalistas, dos repórteres em meio a um episódio tão dramático. Fico imaginando o quanto deve ser difícil se isentar num momento assim. O profissional está ali para informar à população sobre o que está acontecendo, mas ele é um ser humano e como tal tem sentimentos: emoção, tristeza, indignação, revolta, compaixão, piedade, solidariedade, enfim. Porém, no instante de transmitir o fato tem de se segurar para não chorar, para não desabar vendo tanta gente sofrendo, tanta gente desesperada, tanta gente desorientada. Manter uma postura profissional muitas vezes exige demonstrar frieza e insensibilidade e a gente sabe que isso não é verdade. Diante de câmeras e microfones é um profissional que faz seu trabalho com seriedade, mas por trás há um ser humano que tem família e amigos, e se comove com o sofrimento de quem está vivendo uma situação de perda.
   É evidente que existem jornalistas e jornalistas. Em todas as áreas, sem exceção, existem os bons e os maus profissionais. Não admiro os sensacionalistas, os oportunistas, os corruptíveis que divulgam notícias que interessam a um determinado grupo político ou empresarial. Não admiro aqueles que vivem de noticiar a vida íntima de celebridades. O que eu tenho a ver com o fato de a Kate estar fazendo topless em sua casa de praia ao lado de seu marido William? O que eu tenho a ver com o fato de o ator fulano de tal ou a atriz beltrana de tal ter assumido sua homo ou bissexualidade? Não me interessa saber se A se separou de B, e se C está tendo um caso com D. Vida pessoal é vida pessoal, e profissional é profissional, mas parece que muitas pessoas ainda não aprenderam a separar as coisas. Pior é que o povo gosta, e como gosta, de saber as fofocas do mundo dos famosos. Há revistas que sobrevivem disso, a especialidade é a vida íntima dos artistas. Eu particularmente não compro e acho uma pobreza. Mas democracia é democracia e cada um tem o direito de consumir o que quiser.
   Voltando aos bons profissionais, especialmente aqueles que são escalados para cobrir os eventos trágicos, os conflitos de diversas ordens, enfim, os que estão por aí por esse mundo louco sempre se arriscando por uma boa matéria. Como eles, eu vivo buscando novas ideias para construir meus textos, então pensei em criar o Noticiário Maluco, ou seja, uma edição de telejornal em que as notícias fossem todas maravilhosas. Nesse noticiário não haveria nada de tragédia, nada de fato triste, nada de conflito, nada de crise, enfim, nada de coisa negativa. Acho que nossos heróis, os repórteres, adorariam apresentar esse telejornal e que seria mais ou menos assim:
“Boa noite, senhores telespectadores:
-  O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi hoje a Cuba visitar seu grande amigo e aliado político Fidel Castro. Embora não seja mais Presidente da Ilha (oficialmente o cargo é ocupado por seu irmão Raul), Fidel ainda é o líder e mentor político daquela nação. Os dois países assinaram um acordo para a troca de tecnologias na área de saúde, de agricultura e pecuária. O Presidente americano prometeu o financiamento de projetos do governo cubano, visando acabar com o racionamento de diversos itens, principalmente, a carne.
 -  O Presidente da Síria,  Bashar Al-Assad acaba de renunciar ao poder. A Guerra Civil naquele país finalmente chega ao fim. Desde janeiro de 2011, quando começou o conflito, milhares de pessoas foram mortas e há refugiados espalhados por diversos países. A Síria começará um novo período em que os princípios democráticos serão respeitados.  
-  Os países europeus anunciaram a recuperação da economia. A crise que se espalhou por diversos países entre eles Espanha, Itália, Portugal e Grécia, já pode ser considerada totalmente superada. Milhares de pessoas voltaram ao mercado de trabalho e o índice de desemprego é o menor desde o ano de 2008.
   No Brasil,  grandes notícias:
- O Governo concluiu a última obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento);
- O Ministério da Educação divulgou o resultado da última pesquisa sobre o analfabetismo no país: 0,5% (os analfabetos são apenas as crianças que ainda não estão na faixa de escolaridade obrigatória, ou seja, com menos de cinco anos). Esse é o resultado de uma realidade incontestável: o Brasil está investindo em Educação dez vezes mais que a Noruega e a Suíça e, na América Latina, é o que tem mais gasto por aluno, segundo o relatório anual da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Também é o país onde o salário dos professores é maior do que o de Senadores e Deputados;
- O Ministério da Saúde divulgou a liberação de alguns bilhões de reais para a recuperação de todos os hospitais públicos, os centros de saúde e postos de emergência, além da contratação de mais de dois mil médicos para atuarem principalmente nas áreas mais carentes. Divulgou ainda que, no último ano, não houve nenhum caso de dengue registrado no país;
- De acordo com a Revista americana International Living, o Brasil é um dos países que apresentam melhor qualidade de vida. Os itens avaliados são: custo de vida, cultura e lazer, economia, ambiente, liberdade, saúde, infraestrutura, segurança e risco, além do clima. Também fazem parte dessa lista: França, Suíça, Canadá, Bélgica, Finlândia, Holanda e Austrália. Isso aqui é o paraíso.
-  O Ministério da Justiça fez valer as sentenças dos condenados no processo do Mensalão e todos eles foram recolhidos aos presídios, onde deverão cumprir o total de suas penas;
- O Ministério dos Esportes repassou uma grande verba para as Federações de todos os esportes, assim como grandes empresas renovaram o patrocínio para que nossos atletas tenham condições de competir com os de outros países em igualdade de condições. Nota: A CBF não recebeu recursos, pois já é milionária;
- A Polícia Federal e as Polícias Estaduais divulgaram um balanço da violência no país: o índice diminuiu consideravelmente nos últimos meses. Em algumas cidades não houve sequer uma ocorrência, nem de homicídio, nem de assalto a caixas eletrônicos, nem de sequestro relâmpago, nem de latrocínio, nem de estupro, nem de tráfico de drogas, nem de estelionato e de outros tipo de delito. As detenções quase sempre são de motoristas dirigindo embriagados, que se recusam a fazer o teste do bafômetro. 
- A Previdência Social estará depositando amanhã o novo salário mínimo para milhões de aposentados e pensionistas: R$ 3.000,00.
   Termina aqui o nosso Jornal. Estaremos de volta amanhã. Boa noite!”
   Agora me digam: isso é ou não um Noticiário Maluco? Quem dera todas essas notícias fossem verdadeiras.
  Utopia!
 
 
 
Jorgenete Pereira Coelho
Enviado por Jorgenete Pereira Coelho em 31/01/2013
Código do texto: T4115410
Classificação de conteúdo: seguro