Serra da Mantiqueira!-Meu Amor Inesquecível!

Faz algum tempo que não volto a minha querida Mantiqueira. Serra de sonhos da infância,de afazeres da juventude e de atitudes mais sensatas numa idade mais avançada. A Mantiqueira não sabe nada disso por isso continua firme,apesar das incongruências humanas.Voltei-me em pensamento para a última vez em que estive em Campos do Jordão.Era Junho. O Inverno mal começara e já estava frio.O Sol queimava mas não aquecia.Nós nos alojamos no Capivari,no hotel dos funcionários públicos.A rua/estrada que ia em frente continuava até o Pico de Itapeva.Foi um convite para a aventura.Dia seguinte,frio ameno,fomos caminhando os 14 kms.até o cume.Visão fantástica! O Vale do Paraíba se descortinava aos nossos pés. É claro,depois das 10 horas,quando as nuvens subiam aos céus. Na volta fomos percebendo a quantidade de construções erigidas ao longo do caminho.Não havia e nem há infra-estrutura para tanto movimento de pessoas e carros.Água,esgoto e coisa e tal.A Serra sofre o desvario humano.Antes de voltar ao hotel,fui lembrar-me do Vila Inglesa e Toriba.Fui visitá-los para matar as saudades de outros tempos.Tempo em que íamos jogar vôlei pelo campeonato regional,em quadra descoberta,com aquele frio de iceberg.Aquele tobogâ do Toriba era gostoso e o Vila Inglesa decaído,nem sei se já fechou,como aquele hotel de Serra Negra,também na Mantiqueira.De volta ao hotel para o almoço.Pessoas pacatas e ansiosas para comprar na Vila de Capivari.Que saudades do prof.Guido Braga que morou uns tempos em Campos do Jordão e ele contava muitas histórias de lá,onde também vivi algumas. Serra dos meus encantos,Serra da minha juventude,Serra do subir aos céus! No hotel,à tarde,apareceu um vira-latas bonito.E cismou comigo! Fazer o quê? Onde eu ia,ele ia atrás. Dei-lhe comida,aconchego e fui tirar uma soneca.Lá pelas 17 horas,retornando ao pátio,quem eu encontro? O danado estava lá abanando o rabo feito criança que quer um doce. Escondido lhe dava almoço e jantar.À noite,saía para caminhar naquele frio de 0 grau e ele seguia junto até o dia em que sumiu.Fiquei triste.Bem...eu não poderia trazê-lo para SP.Segui na vida viajando de litorina(vagão de trem) que faz de Capivari até os Sanatorinhos,cortando a cidade ao meio,um meio de prazer diferente e maravilhoso.Outras tardes,tomava a litorina e ia até a Vila de Jaguaribe tomar umas cervejas num boteco sui-gêneris.Era do povo local,frequentado pelo povo local,sisudos,amalgamados pelo frio da Serra.O povo de lugar frio tem a sobrancelha cerrada e não fala muito.Eu não puxava conversa,só pedia um pastel delicioso feito na hora.Lembrava-me as feiras de SP,nem todas.Maio e junho são os melhores meses para curtir Campos do Jordão.O frio está começando e tem pouco turista,que,em sua maioria,não tem nada a ver com a cidade.É isto que o local percebe e se irrita.Infelizmente o turista traz dinheiro para a cidade,então...Campos do Jordão,do português que se instalou no meio/caminho das Minas Gerais,do planalto nas alturas,da formosura da Serra,da beleza da Mantiqueira.Estou aqui,sentado,há algum tempo,elocubrando uma viagem a minha querida Serra da Mantiqueira: Campos do Jordão,Marins,Itatiaia...Quer mais beleza? Veja na internet e diga se não sou um felizardo por conhecer tudo isso? Serra da minha infância,Serra do meu último por-do-Sol.Sou feliz por te Amar,Mantiqueira querida! Fiquem na paz!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 29/01/2013
Reeditado em 30/01/2013
Código do texto: T4111063
Classificação de conteúdo: seguro