INCÊNDIO TIRA A VIDA DE CENTENAS DE PESSOAS EM SANTA MARIA-RS – TRAGÉDIAS ASSIM PODEM SER EVITADAS?
Este domingo, 27 de janeiro de 2013 amanheceu sombrio para centenas de famílias no Rio Grande do Sul. Uma festa de estudantes universitários que deveria servir para diversão e lazer, foi o tumulo para centenas deles. Uma tragédia anunciada.
Colocar 1.500 pessoas em um local onde só caberiam 1000 é um crime. Não existirem saídas de emergência, um outro delito grave. Não existir na boate extintores de incêndio em quantidade suficiente e em pleno funcionamento para casos de emergência, foi outro grave erro. Efetuar shows pirotécnicos em um ambiente cheio de material combustível é o mesmo que riscar um fósforo sobre um tonel de gasolina.
Não é o momento de se encontrar culpados, pois errados são todos aqueles que não cuidaram com o devido respeito as vidas das pessoas que pagaram para se divertir na Boate Kiss naquela madrugada de domingo. Quando se vai a um cinema, teatro, casa de espetáculo, show ou entra-se numa embarcação, não se pergunta quantas saídas de incêndio existem, nem se há extintores funcionando, se há salva-vidas pa a todos, nem mesmo se a capacidade do ambiente está adequada. Confia-se nos organizadores. Confia-se nos poderes públicos (corpo de bombeiros, prefeitura e outros órgãos de fiscalização). Neste e em outros casos, os dirigentes devem ser responsabilizados, civil e criminalmente. Todos sem exceção devem pagar pela omissão, pelo descaso, pela falta de respeito, pela ganância, pelo amadorismo e sobretudo pela estupidez de encarcerar 1.500 jovens e adultos em um ambiente incapaz de proteger as suas vidas.
Quantas boates, cinemas, teatros, igrejas e casas de espetáculos existem espalhadas pelo Brasil em igual ou pior situação? Você mesmo deve frequentar locais assim e por pura sorte ainda não aconteceu uma tragédia. No dia em que acontecer, só saberemos a notícia pelos jornais e então será tarde demais.
Uma tragédia como essa poderia ter sido evitada, sim. Outras também poderão se as pessoas responsáveis por eventos pensarem menos nos lucros e mais no respeito às vidas humanas. Muitos acidentes como estes ocorrem por que o desejo de lucrar mais e mais, ganhar mais dinheiro é maior do que o valor ao ser humano. Pessoas passam a ser mercadoria, um produto a ser comercializado, nada mais.
Quando você for a um evento, seja qual for, talvez seja bom pensar na sua segurança, antes da sua diversão. Veja se há saídas de emergência, onde estão localizadas, veja outros itens de segurança. Faça o mesmo que faria ao entrar em um avião. As instruções que são dadas para o caso de emergência, são a diferença entre a vida e a morte.
Resta a nossa solidariedade a família dos enlutados. Não haverá qualquer compensação humana capaz de substituir a perda de uma única vida. Foram mais de duas centenas e dezenas ainda estão hospitalizados. O velho lema, “prevenir é melhor do que remediar”, deveria ser colocado no frontispício de todos os locais que abrigam pequenas ou grandes aglomerações humanas.
www.somenteparamulhres.com.br - site do autor