Vidas que se apagam.

Quando nos deparamos com uma tragédia, ficamos chocados com os números de vidas que se apagam, sejam elas por causas naturais, criminosas ou culposas e irresponsáveis como as do transito. A tragédia de Santa Maria no Rio Grande do Sul, onde dezenas de jovens estudantes perderam as vidas de uma forma brutal, como pássaros engaiolados lançados numa fogueira, com asas e sem poder voar.

Prega-se nos estudos de segurança que a melhor definição desta é a eterna vigilância e que os acidentes não acontecem por acaso, o que nos faz concluir, que eles são programados, quando não se respeita parâmetros desta vigilância. Assim nos parece a causa fatal desta tragédia, que marcará para sempre a vida daquela cidade e muitas pessoas envolvidas.

A imprensa em geral se dedica na melhor reportagem, nas melhores imagens e vídeos e para tal mobilizam todos os recursos, mas logo tudo cai no famoso esquecimento como numa amnésia, até que outro fato venha nos consternar, como as tragédias com fortes chuvas tem nos revelado. Lições não são tiradas destes episódios, para se criar procedimentos, que no futuro possam nortear as mudanças, que sejam efetivas no sentido de poupar vidas e amenizar sofrimento e custos para toda sociedade.

Neste momento de profunda tristeza no Sul do país, sou solidário à todos aqueles que de uma forma ou outra estão sofrendo os efeitos desta tragédia. Mas que agora cada um seja fiscal, um cobrador, um cidadão que exige das autoridades o real funcionamento dos órgãos. Chega de omissão e apatia, pois pode representar uma arma carregada apontada para o peito. Sabe-se que por omissão permitimos que as coisas aconteçam e temos nossa “mea culpa”.

Paz e conforto a todos aqueles que perderam parentes e amigos e que as autoridades sejam responsáveis com os erros apresentados, para que tal tragédia não venha acontecer com os efeitos agora presenciados.

Toninho.

27/01/2013.

Toninhobira
Enviado por Toninhobira em 27/01/2013
Código do texto: T4108541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.