MONÓLOGO DA ANDRÉA

MONÓLOGO DA DÉA

"Em teatro ou oratória, um monólogo é uma longa fala ou discurso pronunciado por uma única pessoa ou enunciador. O nome é composto pelos radicais gregos monos (um) + logos (palavra, ou ideia), por oposição a dia (dois, ou através de) + logos.

Monólogo é a forma do discurso em que o personagem extravasa de maneira razoavelmente ordenada seus pensamentos e emoções, sem dirigir-se a um ouvinte específico.

No Monólogo é comum que os atores rebusquem pensamentos profundos psicologicamente, expondo ideias que podem até transparecer que há mais de um ator em cena, mas que no real exijam somente uma pessoa durante a cena. Enfim, monólogo está associado a um conflito psicológico que não necessariamente é individual.

A palavra pode também ser aplicada a um poema no formato de pensamentos ou discurso individual."

_ Perguntei como estás escritora?

_Bem!

_Nossa, não és tão suscinta e resumida, és uma resenha, um TCC!

_Sou mesmo...esse bem vem de... bem estar, bem-me-quer, mal-me-quer, esse bem vem de... bondade sinônimo do meu vocabulário de ingenuidade e pureza!

_Ah, querida entendi, diga-me o que quer da vida?

_Tudo...

_Tudo ! Ninguém pode ter tudo ao mesmo tempo!

_Ei, tem reticências, não acabei estava começando e tu com essa mania de me interromper! Quero tudo... que seja alegre, tudo...que faça o bem aos outros, tudo...que em análise transcendental me faça ler nas entrelinhas e ajude-me a desatar os nós, quero tudo mesmo...tudo que seja leal e verdadeiro, profundo, sem rodeios.Quero tudo... que diz respeito à natureza, contemplá-la, respeitá-la, usufruir sem prejudicá-la! Quero tudo... amizade sem interesse, transparente, ombro amigo para dar e receber, amizade de irmão, sem pagar multa por excessos, nem por transgressões! Quero tudo que não me completa...o contráditório que faz crescer, fato, quero obstáculos maiores, inimigos gigantes, tudo para crescer, para ensinar e aprender.

Quero sorrir muito e através da retina que ninguém veja uma gota escondida da tristeza e da partida!

Quero tudo...tudo que vem de sentimento num abraço, num olhar que nada diz posso entender, num gesto que leio de acalento.

Quero praia, sol, mar, vento, tempestade, cachoeira , sabedoria!

Quero tudo sim...tudo que vem da pureza, simplicidade, fogão à lenha, cheiro de terra molhada, sabor da infância, criança interior, quero matar literalmente o egoísmo, a falsidade, a ostentação, a malícia com que me veêm, quero estar cercada de pessoas humildes como eu, ingênuas, imperfeitas, em eterna evolução!

Quero que TUDO que é mal intencionado se exploda , pois a vida é um espelho, olhe nele e verás TUDO que colherás!

_Espera, Tu pensas rápido demais, quer Tudo que seja sentimento de Deus é isso?

_Mais uma interrupção... eu paro com esse monólogo...

_Quero semtimentos sim, mas aqueles duradouros, verdadeiros tesouros ,costurados em nossa colcha de retalhos!

Quero Deus dentro de mim, falando através da minha boca, bombando meu sangue ao coração, me usando como quiser, guiamdo meus passos, sem errar o compasso, quero que me carregue quando eu precisar! Esse TUDO é DEUS só ele é tudo ao mesmo tempo , em todo lugar e em todas pessoas entendestes?

-Nossa nunca havia pensado nisso , que frase popular "ninguém pode ter tudo na vida", agora entendi escritora...e nas férias vais viajar?

_Eu viajo todos os os dias nas incríveis leituras que faço, conheço o segredo das estrelas, o luar em suas fases, nosso páis e suas culturas.

Esses dias fui em uma favela do Rio de Janeiro, vi tanta gente boa, favelados, barraqueiros, gente humilde brasileira que se ajuda, sem nada em troca.

Vi vergonha e decepção,morte da corrupção... traficante e polícia querendo bancar de herói , isso me deixa indignada! Ainda bem que tudo tem sua exceção!

Fui ao Nordeste em segundos, vi seca, fome, absurdos, na central do Brasil em Brasília vi o descaso escancarado de quem nos representa e não se importa com nada disso! Vergonha nacional!

Se eu narrar por onde fui rende mais um livro...

_Tudo bem, então me contas daquele barraco azul à beira mar que lembranças ele te traz?

_Ah , no início tudo era tão lindo, até que ele se foi, com fogo, o fogo levou alguém que me definiu mulher...

_Fale mais sobre isso?

_Vou tentar, pois é difícil, nesse barraco aprendi a comer marisco vivo, tomar óleo de capiravara com mel , churrasco todo dia, caipinha a moda gaucha só uma bicadinha...aprendi a ouvir a voz do homem mais lindo a cantarolar, sorrir , debochar, que homem maravilhoso, era taxista, honrado, alegre, cheio de amigos, adorava nadar, correr, futebol de salão, uma gaita da amada e um violão...esse homem mergulhava no oceamo e nadava até o horizonte, hoje me deixou um oceamo de saudade!

Foi ele quem deffiniu-me menina-mulher!

_Pensei que tinhas mais à contar!

_Tenho, sim, quer me ver chorar?

_Não, tu és guerreira, te admiro muito pelo que és, e o teu trabalho escritora?

_Trabalho todos os dias, desde os 9 anos, na vila, aprendi que a felicidade, que família, amizade é a base de tudo! fora o TUDO que anteriormente falei que vem em primeiro lugar!

_E como é ser escritora?

_Escrever é moeda de duas faces "cara ou cora", alguns me leem de uma forma, outros de outra...cada um conforme seu entendimento de vida e conhecimento, já alguns leitores caminham comigo há uma sinfomia perfeita cujo maestro rege em poesia!

_Por falar em poesia, gostas mesmo das rimas nos versos?

_Muito, minha vida é regada de poesia...

Um dia chorei...

Não porque quis chorar.

Um dia te amei...

Não porque quis te amar.

Essa palavra amar...

Foi passado tão presente que chorei

que chorei...

não porque quis chorar

E sim porque errei...

Em algum dia te amar!

Não te quero por um dia.

Não te quero por um ano.

Te quero por toda a vida.

Te quero porque te amo.

Como é duro amar escondido

e sofrer o que não merece,

Passando por quem ama,

fingindo que não conhece.

F ale menos

E scute mais

L eia bons livros

I mite as boas acções

C ultive o otimismo

I mite as boas ações

D eseje o bem a todos

A legre-se com o êxito dos outros

D ê o melhor de si

E vite excessos.

Faça mais do que existir - VIVA.

Faça mais do que tocar - SINTA.

Faça mais do que olhar - OBSERVE.

Faça mais do que ler - ABSORVA.

Faça mais do que escutar - OUÇA.

Faça mais do que ouvir - COMPREENDA.

_Lindo me recordou tantos momentos , tens mais?

_tenho sim mas de Drummond , não minhas, pode ser, tenho muitas no Recanto das Letras, visita-me?

_Sim, já tivestes inspiração na primeira poesia nesse momólogo!

_Então degusta Drumonnod:

"O fogo quando se apaga,

na cinza deixa o calor.

O amor quando se acaba,

no coração deixa a dor...

O amor nasce de um olhar

Cresce de um carinho

Alimenta-se de um beijo

Morre de uma ingratidão

E ressuscita de um perdão.

Seu sorriso,

É um barril de corações

Os seus lábios, Um poço de tentações

Olhos, Que passam emoções

Corpo, Que emana vibrações

Não existe no mundo seja onde for

uma coisa mais bonita

que a palavra AMOR!!!

Por causa de um sorriso, perdi a hora, o rumo

Assumo agora a culpa sem desculpa

Por causa de um sorriso, perdi a hora

Fui na pista de alguém

Por causa de um sorriso, uma piscada

Um flerte e um beijo...

Deixei de ser livre

Perdi minha paz e me apaixonei!!!

Não chore, porque chorar é sofrer.

Não sofra, porque sofrer é perder.

Não perca, porque perder é morrer.

Só ame, porque amar é viver.

Procurei felicidade

Por este mundo sem fim;

Sem saber que na verdade

Estava dentro de mim

Saudade... doce poema

que ninguém entendeu.

Vontade de ter de novo

aquilo que se perdeu.

Da semente nasce o broto.

Do broto nasce a flor.

De uma grande amizade

pode nascer o amor.

Nada existe de mais lindo

nada mais encantador

do que os teus lábios sorrindo

depois de um beijo de amor.

O Homem tem três defeitos:

Mentir, fingir e magoar.

Mas a mulher também tem três:

Amar, sofrer e perdoar...

A mulher traz no sorriso

Verdadeiro paraíso

Ornamentado de flores...

Já nasceu predestinada

Para ser admirada

E aliviar nossas dores.

Quem passou pela vida em branca nuvem

E em plácido repouso adormeceu...

Quem não sentiu o frio da desgraça.

Quem passou pela vida e não sofreu...

Foi espectro de homem, não foi homem,

Só passou pela vida, não viveu...

Para vivermos muito

E muito feliz viver

Devemos despertar sorrindo

E sorrindo adormecer...

Não às armas nucleares,

não ao tormento da guerra.

Minha canção sobe aos ares

como um beijo vindo da terra."

(Drummond)

_Cada vez eu me convenço que tenho que ler mais, estudar mais, cantar mais, ler-te mais, sorrir mais, amar mais, perdoar mais, fazer o bem a todos, seguir meus sonhos e torná-los reais, realizar mais, atuar mais, questionar nais, ser mais cidadã, lutar por causas que concordo, ter opinião própria, auto-estima elevada, ... concordas?

_Sim , como não concordar comigo mesma!

Drummond
Enviado por Andrea Ghiorzzi em 24/01/2013
Reeditado em 17/10/2013
Código do texto: T4102452
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.