Óculos escuros
Sou usuário de óculos de grau, e nos dias claros, uso óculos escuros para me defender dos raios solares, principalmente no trânsito.
Mas vejo com muita frenquencia, pessoas usando óculos escuros na noite, ou mesmo no interior de suas casas ou onde quer que estejam. Confesso já tentei e fiquei meio capenga, parecendo frango no escuro, meio zonzo, meio grogue. Fico a me perguntar, como se eu tivesse alguma coisa com isso: porque usar óculos escuros à noite?
E eu mesmo arrisco algumas conclusões: Para se mostrar refinado? Para esconder os olhos? Para se mostrar mais sóbrio ou superior? Para ninguém ver os olhos vermelhos por algum motivo externo?
É certo que em certos momentos, como de perdas importantes se usa muito os óculos escuros para mostrar luto ou introspecção.
Tem gente que ao usar óculos escuros, parece crescer 25 centímetros. Ou mais. Fica nas alturas, inatingível, superior. E porta como tal.
Quanto a mim, nas alturas dos meus invejáveis 1,67, gosto de mostrar os olhos. Gosto de olhar nos olhos, de cara limpa.
Os olhos são mecanismos de comunicação, muito mais eficientes que a fala. Comunicar com os olhos é fazê-lo com o coração, com a alma. Não tem máscaras, não tem meio termo. (Leia "Um doce olhar", publicado aqui mesmo no Recanto, a íntegra de uma experiência real que tive a anos atrás).
Se não fosse assim, as pessoas com limitações da fala não construiam amizades, não namoravam, não amavam, não se relacionavam. Claro, a lingua de sinais é importante, age como se fosse a fala, mas os olhos dão apoio, proximidade. Transmite carinho, aconchego. Ou um pedido de socorro. Depende do momento.
Claro que existem pessoas que treinam, exercitam a arte de passar informações tendenciosas com os olhos. Mas não estou falando disso. Estou me referindo à essência humana, quando sem os vícios da conveniência pessoal, interesseira e egoísta.
Quanto a mim, fico aqui. Óculos escuros, só para me defender do sol.