Disertando

Tenho para mim que para tudo é necessária uma boa base. Ninguém constrói uma casa sem alicerces que são a base da sustentação da estrutura, assim como ninguém entra numa faculdade se não souber ler.

Desde pequeninos que os nossos pais nos ensinam princípios de boa educação que, quer queiramos quer não, se irão reflectir no nosso comportamento futuro, é certo que poderão existir desvios comportamentais, porém os ensinamentos estão lá, ajudando-nos no nosso relacionamento com a sociedade.

Sem servilismos, nada nos mais enaltece do que uma boa educação. E como se costuma dizer, a educação vem do berço e nada tem a ver com a formação académica de cada um. Pois se o contrário fosse verdade não veríamos a situação do Portugal de hoje, onde a formação escolar é muito superior à década de 50 e 60 e felizmente está acessível a ricos e pobres e no entanto, a falta de civismo impera e o anarquismo prolifera de uma maneira assustadora.

Já não se respeita nada nem ninguém, a própria comunicação social através da televisão insulta-nos com palavreado de fazer corar um carroceiro, transmitindo programas obscenos que são atentados à nossa sanidade mental. É um mundo onde os nossos jornais se indignam com os casos da Casa Pia, destacando-os com notícias de primeira página e no seu interior ocupam páginas cheias de anúncios com cenas explícitas num convite à pornografia, num cinismo comercial indigno, até de quem mistura ética com cifrões.

Um mundo que se revela na maneira selvagem como hoje se arruma o automóvel, sem a preocupação com quem também precisa de estacionar, sem pensar tão pouco no direito do pedestre ao estacionar-se em cima dos passeios, por vezes de maneira a que o peão, pela impossibilidade de passar, o faça pela estrada, com os riscos inerentes... o mesmo acontece quando o peão, ainda que em cima da passadeira, o faz sem olhar para o trânsito, pondo em causa a sua própria vida, numa calma irresponsável.

E tudo isto porque o egoísmo e o materialismo se sobrepõem ao relacionamento mais elementar duma conduta sã de convivência humana.

É caso para perguntar em que bases se apoiaram para tal comportamento? E o que ensinarão aos seus vindouros se não souberam praticar o que de bom receberam da vida?

Lorde
Enviado por Lorde em 23/01/2013
Código do texto: T4100950
Classificação de conteúdo: seguro