REPOLHOS  ! 

 

        Não sei bem porque não se dá o devido valor aos repolhos . Não sei bem porque poetas e poetisas não escrevem nada, nem uma simples trovinha para elogiar esse magnífico legume ou verdura, às vezes fico na dúvida .

        Não que eu queira ser criativo ou original, exclusivo ou folclórico mas, já que não tenho licença e nem carteirinha de poeta e de escritor, por que não escrever ou melhor, rabiscar, rabiscar e rabiscar toda vez que me dá na telha e lá uma vez outra, bem raramente, mostrar esses rabiscos , alguns até bem destrambelhados .

       Pois então, hoje quero homenagear os repolhos . Sempre me impressionaram como suas folhas são arrumadinhas, bem arrumadinhas parecendo uma bola dessas que se dá de presente no Natal .

       Pelas suas características , pela sua aparência e, como disse antes, pela forma simétrica como suas folhas estão dispostas, os repolhos mereciam um destaque bem maior .

       Até as melancias são sugeridas para que pessoinhas que querem parecer maiores e melhores do que realmente são desfilem com elas penduradas no pescoço . Quanto aos repolhos, nada se fala e nem se comenta .

        Se alguém extrapola, exagera enfim, faz algo que não deveria ter feito costuma-se dizer que enfiou o pé na jaca. Logo numa jaca ! Mas sobre  os repolhos, nem uma vírgula .

        Fico imaginando e comentando em silêncio com meus botões se um cozido português teria o mesmo valor e sabor se, escondido entre as batatas, o bacon e as cebolas não pudesse ali encontrar suculentas folhas desse vegetal (.....ou é legume.....) de folhas verde claro . Claro que um cozido sem repolhos seria absolutamente incompleto , absolutamente sem graça .

      Eu mesmo já escrevi umas tolas trovinhas sobre melancias, caquis e até para as hortências mas para os pobres repolhos, jamais. Sinceramente, nunca tinha pensado em homenagear os meus queridos repolhos .

     Certa vez conheci um senhor setentão, diz ele que era descendente dos índios tupi guaranis, que comia uma folha de repolho crú enrolada com pimentas vermelhas, dessas bem bravas.

     Dei-lhe um abraço apertado rendendo-lhe homenagens mas, confessei falando baixinho que repolho crú ainda não tinha comido e que pimenta vermelha, só alguns pinguinhos e mesmo assim nos almoços de domingo .

     Gosto das folhas de repolho bem cozidas , bem temperadas e sempre que posso dou uma chegadinha numa lanchonete muito especial e que serve os famosos charutos de repolho .

      Seu recheio é composto de uma mistura de carne moída, bacon, mostarda, pimenta e cebolinha verde . Consigo comer uns três ou quatro charutos.

     Não acho justo que só se conheça e tirem fotos de couve a mineira, salada de alface e purê de abóbora . E por que não se fala dos repolhos ?

     Tem gente que adora frango a mineira com quiabo mas, será que eles se lembram que repolho com camarão é uma delícia ?

     Bom, não sou um chefe de cozinha e nem pretendo escrever um livro de receitas e muito menos ter um programa na TV.

     Aliás, o que pretendo mesmo é me aposentar breve e ir para um sítio bem no meio das matas onde vou me dedicar a minha horta .

     Nada de escrever. Só leitura, música, fotos e muito, mas muito repolho cozido e num cozido.....


                              *********



            .....com essa, já são 600 crônicas publicadas . Acho que já chega, né não ?

06.JPG



(.....imagens google.....)

 

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 23/01/2013
Reeditado em 23/01/2013
Código do texto: T4100763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.