SANTOS

A chuva da véspera ainda se fazia presente quando, num barquinho, tranquilamente, atravessamos a baía de Santos.

Guarujá ficou lá atrás escondida pela névoa branca.

Uma vez em Santos, fomos visitar a catedral de N. Sª do Rosário.

O templo que teve sua construção iniciada no ano de 1909, é ornada com vitrais belíssimos, além de peças sacras de rara beleza, executadas em madeira e em sua maioria por artesãos italianos.

A influência do poder aquisitivo e do gosto artístico duvidoso dos contribuintes fizeram uma mistura de estilos na construção.

Assim temos as torres que lembram a catedral de Colônia, na Alemanha, em estilo gótico;

a cúpula circular forrada de cobre que lembra a Mesquita de Jerusalém;

colunas jônicas;

altares com ornatos do barroco brasileiro em capelas neoclássicas;

e a nave central é protegida por um para-vento entalhado em madeira de cedro, que lembra os templos budistas.

Esse “mostruário” de tendências e escolas de arte, formam um conjunto harmonioso e interessante, digno de ser visto.

Poder-se-ia até compará-lo ao povo brasileiro, resultante da mistura de várias etnias, por isso mesmo belo.

Há que se destacar a gentileza da funcionária da Secretaria de Turismo de Santos, a senhora Vera, que gentilmente explanou para o grupo, no qual nos engajamos, todos os detalhes da enorme catedral, desde a porta central até a cripta onde estão sepultados os restos mortais dos notáveis e dos cidadãos comuns da cidade.

Diante de um dos altares, falou-nos também da freira sudanesa, Josephina Bakita, declarada santa pelo Papa João Paulo II, graças à suposta cura milagrosa, ocorrida com uma moradora de Santos.

A chuva torrencial frustrou nossa programação.

Como alternativa, fomos passear no shopping...

Tomamos café, vimos vitrines e quando chegou a hora do jantar, comemos os deliciosos frutos do mar.

Tivemos que ficar na pousada esperando amanhecer para poder voltar para casa sem o perigo dos desmoronamentos na serra e os alagamentos nas cidades visto que a chuva grossa mesmo só ocorre depois do meio dia.

Santos tem muitos atrativos e locais belíssimos para serem visitados, por isso, quando passar o tempo dos aguaceiros, nós voltaremos...