REBAIXAMENTO...OBEDIÊNCIA...INVEJA.

Vou de uns tempos para cá, por convicções pessoais, à missa, sábados ou domingos, receber a eucaristia, o corpo de Cristo como se materializou em Lanciano, Toscana, Itália, em carne a Hóstia Santa, diante da dúvida do celebrante na hora da elevação de que ali não estaria o Corpo de Cristo, fato provado por inúmeras periciais de monta realizadas. Tecido cardíaco, definição científica taxativa.

Tenho minhas convicções quanto aos ritos e dogmas da Igreja católica. E com elas restrições. Fui educado pelos Salesianos vindos de Turim, Itália. Meu pai, por vontade de meu avô, foi criado nos Colégios Salesianos, interno. Foi, também, seu professor de português, latim e cosmografia, antes de se bacharelar advogado.

Grande orador, tinha restrições às predicas proferidas, mas não declinava o fato, apenas ficava fora da igreja quando do sermão. Um dia um advogado nosso conhecido me disse: como pode seu pai, um orador de improviso que arrebata multidão, ficar ouvindo esses padres falarem coisas tão simplórias sem nenhum brilho? Falei com meu pai sobre o que dissera o advogado. Ele por vezes ficava atento ao sermão, não era sempre que saia, disse então: eles são ministros de Cristo.

De fato há enorme diferença de dons na pregação por sermões, nas missas. É a diferença humana existente, uns com talento, outros não.

Na Igreja de N.S Auxiliadora, Salesianos de Santa Rosa, onde assisto a missa, nunca vi um padre que prendesse a atenção. Mesmo por aqueles que querem ouvir e conhecem um pouco dos livros sagrados e de literatura em geral. Faz um ano aconteceu. O novo pároco um homem brilhante. Passei a ouvir com interesse o que falava. Antes tinha a inclinação de meu pai. Semana passada, ele anuncia que iria para Araxá, interior de Minas.

Me perguntei a razão, pois em todas as atividades sobe-se de grau.

Quem está em paróquia como Niterói, expressiva, teria caminho natural para paróquia maior.

Na despedida, muito aplaudido, disse o pároco que saia que fez voto de obediência. Senti um resquício de confissão de que ia "obrigado", contra sua vontade, por obediência.

Comentei (soltei uma frase) com um desses assessores de fundo de igreja que carregam coisas e passou a me cumprimentar de uns tempos para cá, que "era uma pena", disse ele, vem outro igual....

Vi então que alguma inveja rondava o brilho do pároco, Foi rebaixado. É a eterna política....embalada pela inveja.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 20/01/2013
Reeditado em 20/01/2013
Código do texto: T4095401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.