E Se Índio Fosse Gente
E SE ÍNDIO FOSSE GENTE?
Edmilson Antunes Tavares – www.edmilsonantunes.com.br
Deram mais terras aos índios! Afinal de contas invadimos a terra deles.
Parece justo, mas, e eu?
Eu não nasci em Portugal, e nem nasci na Espanha, por isso não sou português nem espanhol. Se essa é a terra dos índios, onde é a minha terra? De onde eu vim? O que sou?
Se índio fosse gente é que era bom! Seríamos todos brasileiros, todos filhos e donos desta terra, mas índio não é gente, pela lei índio é uma espécie de … bem, não sei bem, não entendo muito como distinguir índio de gente, parecem iguais a nós. O fato é que índio precisa ser preservado porque … Por quê mesmo? Ah! Sim, índios são nossos antepassados, são seres dos quais evoluimos, entrar numa aldeia indígena é como andar cinco, talvez dez mil anos para atrás, pois uma aldeia indígena é um verdadeiro museu da história da humanidade, um museu vivo, não com bonecos de cera ou coisas empalhadas, mas com os seres originais. Sim, é mesmo, índio precisa ser preservado porque índio é história.
Agora, vem cá, e se índio fosse gente? E se eles pudessem tornar-se humanos como nós? E se seus filhos quisessem de repente não mais caçar com arco e flecha mas sim tentar tornar-se um especialista em reprodução humana, um grande geneticista, ou um físico teórico, ou um arquiteto de renome para planejar uma cidade inteira? E se de repente quisessem abandonar o museu onde os humanos os mantem presos por capricho para se tornarem peças da história? E se eles conseguissem romper as grades intelectuais que os prendem na pré-história, que os obrigam a viver eternamente estacionados no tempo, como seria? Creio que seria bom, eu não mais me sentiria um invasor de terras dos outros, e eles não precisariam colocar sua prole em um banco de escola, em um barco, carro ou avião, ou em frente a um computador, para mostrá-los como será o futuro deles daqui a quinze mil anos!