SOLTEIRO DEPOIS DOS 40

Quem chegou aos 40 casado, com a vida arrumada, casa comprada, filhos crescidos, bom emprego, boa saúde, só resta organizar as viagens e conhecer o Brasil e depois o mundo. Experimentar aquele sonho dos filmes em Paris.
Quem não está nessa relação e ainda está “remando” contra a correnteza certamente conseguirá, afinal de contas também é filho de Deus. Basta persistir e logo alcançará o lugar tão almejado por todos.
Mas quem já foi casado, separou, divorciou, largou, ou qualquer outro verbo/adjetivo que signifique rompimento dificilmente está bem, e falo no sentido amplo da palavra, se divorciou e têm filhos foi dolorido. Se não tinha perdeu os bens ou teve que dividir o que pensava ser somente seu. A cabeça então nem se fala, é uma dor indescritível eu que o diga. Se na pior das hipóteses ficou viúvo aí que a coisa ficou feia mesmo, embora tenha ficado com uma boa pensão, mas a falta de um dos pais é insuportável para as crianças o que reflete diretamente no pai remanescente. Mas se por destino a pessoa ficou viúva, rica, com saúde certamente deve aproveitar a vida, ou o que restou dela, essa é a lei da natureza. Ou será que alguém seria louco de se enclausurar e esperar a morte chegar? Claro que, nem pensar nessa possibilidade.
Mas quero abordar a situação daqueles que perderam seus parceiros e vivem uma vida modesta e da relação despedaçada ficaram também os filhos, não querendo dizer que filho algum seja um “trambolho” mas muitas das vezes é um obstáculo para a felicidade de quem ficou com ele.
Para mulher que ficou solteira e com filhos a situação é mais complicada, aliás até parece perseguição, tudo pra mulher é mais difícil. Minha mãe foi assim, ficou solteira com três filhos, e eu, o caçula, implorava para que ela não tivesse nenhum namorado, eu queria morrer só de pensar em ver minha mãe com outro homem.
Quando atingi a fase adulta e casei, me arrependi amargamente pelo meu ciúme, além de atrapalhar a vida da minha mãe arrumei uma confusão, tive que cuidar dela até o fim dos seus dias. A sorte que minha ex-esposa nunca implicou com isso.
Na atual fase de solteiro, já tive duas companheiras que também estavam sozinhas, mas trouxeram consigo seus filhos, não posso dizer que foram literalmente o motivo dos rompimentos, mas contribuíram e muito para o final. eu nunca levo os meus justamente porque ficaram com suas mães e certamente devem “atrapalhar” vida delas.
Os filhos, assim como eu fui no passado, não entendem que em pouco tempo ganharão seus rumos, viverão suas vidas, da forma que eles bem escolherem, e seus pais, precisam ter também suas vidas, livres, sem qualquer responsabilidade com o filho maior. Senão nenhum deles viverão de forma plena suas vidas.
Há filhos e filhos, uns que querem a felicidade de seus pais e outros que querem fazer os pais de empregados, de verdadeiros serviçais, como se os pais devessem estar sempre presente e vigilante nas suas necessidades. E pior, além de não fazer nada pela sua própria vida, como estudar pra ser alguém no futuro ainda atrapalha a vida do pai ou da mãe, podando, quem sabe, um futuro melhor para sua velhice.
Sozinho e com filhos, depois dos 40 é dureza, deve-se pensar duas, três ou quantas vezes necessário for para tomar uma decisão. Será sempre necessário confabular com seus amigos, ouvir uma opinião mais abalizada, parar e medir as consequências de se ficar solteiro ou acompanhado, se com aquela pessoa já conhecida ou aquele que apareceu repentinamente, enfim, estará correndo o risco e assumindo uma possível velhice sozinho. Estará decidindo ser um “trambolho” para os outros, ou ainda arriscando parar no asilo mais próximo o que é uma realidade no mundo inteiro.
O solteiro com mais de 40 deve sempre ficar com o pé atrás com relação aos filhos, eles têm seus próprios sonhos, nos quais você não está inserido, principalmente nos dias de hoje, que o filho sem trabalhar, muitas vezes um mau estudante já coloca as unhas de fora impondo seus desejos e vontades, imagine trabalhando, tendo sua vida e sonhos vai querer saber do pai ou mãe que não soube conduzir sua vida?
Não vou dizer pra você visitar um asilo, porque podes enfartar, mas posso dizer algumas coisas pra você que lhe servirão de estímulo: se arrume, emagreça, fique atento, olhe sempre em volta alguém pode está te admirando, e na primeira oportunidade que aparecer de um relacionamento respeitoso, sem mentiras, embora sem aquela riqueza desejada, salte sobre ele, pode ser o último barco que vai passar com destino ao porto seguro, depois dos 40.