Manguinhos - Um Recanto De Paz

Manguinhos,

em seu recanto de mar

é lírico olhar de mulher madura,

águas de serenas doçuras

onde navego meus sonhos,

compondo como os anjos

ondas de versos de amor.

Se você deseja passar momentos inesquecíveis, visite a praia de Manguinhos, balneário localizado no município da Serra, a 20km de Vitória, E.Santo. A sua rua principal à beira- mar, lembra a música Dia branco, de Geraldo Azevedo:

“ Até onde a gente chegar

uma praça na beira do mar

um pedaço de qualquer lugar

neste dia branco

se branco ele for, esse tanto esse canto de amor.”

Manguinhos é mesmo um branco de tranqüilidade e beleza. Com ruas pacatas e com muita vegetação, é um local ideal para repousar e esquecer da agitação dos centros urbanos, como escreve em seus versos o poeta e psicanalista,Ítalo Campos:

“Eu estava arvorando em Manguinhos

e aprendi a contar areia [...]

[...] eu me arvoro o ano inteiro,

de vez em quando, para viver.

Perto dali tem uma Casa de Pedra

cheia de árvores vivas que mudam

de espécie e conversam muito entre si."[..]

Suas praias possuem areias claras e fofas e águas calmas. Existem formações areníticas e corais em alguns locais. Sua orla é repleta de quiosques, onde é possível tomar uma cerveja bem gelada, acompanhado de um tira- gosto, diante de um azul de mar sem tamanho. O balneário,também possui excelentes pousadas e restaurantes.

No carnaval acontece o tradicional banho de mar à fantasia. Vestidos com adereços de papel crepom, os foliões caminham pelas ruas do balneário e no final da tarde de sábado entram no mar.

Mas, Manguinhos não é só praia. Lá, no inverno, no Restaurante Estação 1ª de Manguinhos, se realiza , anualmente, o Varal de Poesia. Além da delícia da culinária e do excelente atendimento do restaurante, se saboreia momentos de verso e prosa, música e artesanato.

Devido ao ambiente bucólico e acolhedor, o balneário é freqüentado por artistas plásticos e intelectuais, e por todos aqueles que amam a natureza.

http://www.dosesdeprosaseversos.blogspot.com/

Roberto Passos do Amaral Pereira
Enviado por Roberto Passos do Amaral Pereira em 11/03/2007
Reeditado em 23/03/2007
Código do texto: T409262