O que se esconde por trás de um olhar?

Lembro que até hoje os olhos que mais me encantaram na literatura foram os olhos de ressaca de Capitu, divinamente pintados por Machado de Assis em Dom Casmurro. Não me lembro exatamente do texto, mas me lembro da ideia, eram olhos que tragavam quem os via, como o mar na hora da ressaca que sai puxando tudo.

Lembro também que não fiquei apenas fascinada com aquela descrição. Senti uma ponta de inveja de Capitu, personagem tão enigmática, que tinha os olhos capazes de tão belíssima metáfora.

Mas, afinal, o que se esconde por trás de um olhar? O mesmo olhar que traga pode aprisionar? O mesmo olhar que seduz pode tornar-se perigoso?

Tal qual um poema, um mesmo olhar pode ser lido de infinitas maneiras, depende do leitor. O que ele vê? O que ele quer ver?

Dizem que os olhos são a janela da alma. Vou um pouco mais longe, acho que talvez eles sejam a porta da alma. A janela só mostra... a porta convida a entrar...

Ane Rose
Enviado por Ane Rose em 18/01/2013
Código do texto: T4090771
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.