Percepção
Num mundo em que só se veem poças de sangue, é mais difícil um olhar vagabundo. Nunca estamos peralbulando pelo presente, mas sempre avançando para o futuro. E assim sendo, sempre estamos com pressa e ansiosidade para viver o que ainda não pôde ser vivido. Passamos às vezes pelas coisas mais belas, e nem percebemos.
O nosso mundo está no monento de cor avermelhada. As pessoas não têm "tempo" para olhar o verder, os crepúsculos, os pássaros... Paisagens deslumbrantes, às águas, um casal apaixonado, uma criança. Tudo o que existe deve ser observado infinitamente, e, se for preciso... várias e várias vezes.
Não devemos ter um olhar opaco, devemos ter um olhar de criança, um olhar que vê além, um olhar até mesmo crítico. O bater das ondas do mar, o balanço das folhagens, o anoitecer... Imagens que me lembram afetividade.
Os adolescentes e adultos, não "tem tempo" para contemplar paisagens, lugares, pessoas... No entanto, as crianças, os bebês conseguem enxergar, se espantar com o pouco: uma tampa de caneta, pedaço de papelão... Acredito que a explicação para isso, seja a inocência. Eles "criam" um novo mundo a partir de pequenas coisas e gestos.
Quando minha alma, meu ser, se acalma, consigo perceber melhor as coisas. Consigo perceber o "imperceptível". Na verdade, não é imperceptível, nós é que não estamos acostumados com a verdadeira realidade.