Uma visita ao Belarmino

Depois que voltei a Campinas, não havia ainda feito nenhuma visita ao meu velho amigo Belarmino. Dei uma passada por lá prá informar o meu novo endereço, não que faça qualquer diferença pois o Belarmino não deixa a sua roça por nada.

"O sôr tá bão? Aceita um café, que aina tem daquele que o sôr me trosse das Colombia?"


Sei que ele nem mexeu no pacote de café que eu levei da última vez que o visitei. É que eu havia me esquecido que o Belarmino valoriza as coisas do Brasil, especialmente café, que na cabeça dele ainda é um produto genuinamente Brasileiro e ninguém consegue fazer melhor que nós. Imaginem a reação quando ele souber que o futebol Brasileiro hoje está na 18a. posição no ranking da FIFA e quem já teve Senna, Fittipaldi e Piquet, agora tem Massa... 

Bem, mas voltando ao diálogo com o Berlarmino: gosto de conversar com ele pois é muito inteligente e direto e eu sempre aprendo algo novo. Ele tem capacidade de simplificar as coisas mais complexas, de ir à raiz dos fatos sem prestar atenção às aparências:

"Foi muito bão que o sôr vei. Eu tava mes precisano fazê uma pregunta mais o sôr troca de nome mais que eu di cirôla i num sabia como ti achá : Pruqué qui o povo tá dizeno que o tar de Joaquim Barbosa é um baita dum homi bão?"


(Ufa! Essa é fácil).  Belarmino, é porque ele liderou um julgamento muito importante, talvez o mais importante da história do Supremo Tribunal Federal deste país e a conclusão foi mais que satisfatória, condenando a maioria dos acusados no processo.

"Sastisfatória pruque tão tudo preso?”

Não é bem assim. É necessário que os réus tenham amplo direito a defesa e que o processo corra em todas as instâncias. Em outras palavras, para que a sentença seja confirmada.


“ Eu pensava que o tribunar supremo era a mesma coisa qui Supremo Tribunar... Mais isso demora quantos dia, seu Leo, o seu Nirsso, o seu Rosso que eu já nem sei mais o nome do sôr?”

Belarmino, não se resolve um assunto como esse em dias. Provavelmente serão necessários alguns meses, até anos.


“Mais inquanto isso os condenado pelo meno num pode continuá robano. Pur inzempro, nenhum deles pode vortá a sê diputado, nemess?”

Desisto! A inteligência cristalina do Belarmino precisaria de alguém muito  mais inteligente que eu prá responder essa.

Alguem se habilita?
 
Leo

Leonilsson
Enviado por Leonilsson em 17/01/2013
Reeditado em 17/01/2013
Código do texto: T4089803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.