ESPELHO OU JANELA?

O problema é que somos tendentes a querer mudar o outro. Fazer do nosso cônjuge, segundo a nossa imagem e semelhança. Quando lemos a Bíblia, por exemplo, tendemos a vê-la como janela. Porque janela? Porque quando abrimos a janela é para ver os outros. Nunca ninguém, em sã consciência, sai à janela para se ver. Sempre será para contemplar outras pessoas. Dessa forma, quando fazemos da Bíblia uma janela, sempre o texto lido se encaixará no outro e nunca em si mesmo. A lição servirá muito bem, para o meu cônjuge e nunca para mim. Assim, será uma palestra, um sermão, um ensino ministrado em DVD ou um texto lido. Se o marido ou a mulher não estiver ali, para ver, ler ou ouvir, o que nos vem à mente é: “Ah, ela deveria estar aqui, para ouvir isso”. Ou se estiver presente, a cada palavra do palestrante, o cônjuge, ao lado, leva uma cutucada nas costelas, como que dizendo: “Tá escutando?”. Janelas não têm o poder de mostrar você, só os outros. Mas, quando você faz da Bíblia um espelho, ao contrário da janela, ela mostrará como você é e está. Deus falará a você e os ensinos serão para a sua vida. Lições serão tiradas para o seu proveito e seus erros, pecados e defeitos serão revelados para que possam ser tratados. Da mesma forma, quando você se coloca desarmado, diante de um palestra de uma ministração pelo rádio ou TV, ou mesmo diante de um texto escrito, o que você vê e ouve se farão espelhos. Não espelhos comuns que refletem a nossa imagem exterior, mas, o espelho da alma, que revela os segredos mais escondidos dentro de nós e nos faz saber se estamos próximos ou distantes do projeto de marido, de mulher, de pai e de mãe, como estabelecidos por Deus em sua Palavra. E diferente do espelho natural que simplesmente, mostra como estamos, a Bíblia é o espelho espiritual que mostra o que somos, como estamos, mas vai além, e nos revela como podemos ser e como devemos estar, segundo os propósitos de Deus. Dessa forma, será importante que você compareça sozinho diante do espelho da Palavra de Deus, mas, também, será necessário que marido e mulher se apresentem juntos, diante dela, para que o Espírito Santo lhes mostre e lhes conduza por um caminho de crescimento, santidade e edificação conjugal. Portanto, de que forma você olhará para os ensinamentos bíblicos? Como Espelho ou como Janela? Da sua resposta e sua atitude dependerão o se crescimento e o enriquecimento do seu relacionamento conjugal e familiar. Espelho ou Janela? A decisão é sua.