UM PUNHADO DE ACADÊMICOS

Este ano ela está completando o 45º aniversário. Do início de suas atividades. Muita gente desconhece, mas fiz parte de sua fundação. Vou contar como foi. Em 1964, com a posse do Prefeito Hygino de Lima, eu trabalhava no Departamento Jurídico da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo. Onde hoje está o Paço, funcionava o Departamento de Vias Públicas, que englobava a Garagem Municipal. O Diretor nomeado para dirigi-lo, o Engº Benedito Antonio do Nascimento, muito conhecido por Doquinha, de tão saudosa memória, solicitou ao Prefeito um assessor com conhecimento da legislação municipal. Fui o escolhido. Fiquei nesse cargo até meados do ano.

Pois bem. Em agosto, vieram a São Bernardo do Campo, o Dr. Paulo Teixeira de Camargo e o Dr. Jamil Mattar, com a proposta ao Prefeito

Hygino, de criar uma faculdade de direito no Município. A proposta foi vista com bons olhos, porém, como o Prefeito pouco ou nada conhecia dos visitantes, ao formar o grupo para estudar a criação da escola, resolveu me colocar no mesmo, juntamente com outro funcionário municipal, o Roberto Teixeira, do setor de finanças.

Então, começamos a trabalhar no sentido de ser instalada a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Aliou-se ao grupo, também, o Dr. Nedson Fraige, que viria a ser o primeiro secretário da nova faculdade.

Em janeiro de 1965, já autorizada a funcionar, foi realizado primeiro vestibular.

O Dr. Paulo Teixeira de Camargo pertenceu ao Ministério Público de São Paulo. Foi o primeiro Diretor. Um gentleman. Formou uma excelente equipe de professores, o que resultou em tornar a Faculdade de São Bernardo do Campo uma das mais categorizadas escolas de direito do Brasil. Nomes como o de José Cretella Jr., Dinio de Santis Garcia, Ortiz Monteiro, Walker da Costa Barbosa, Carlos Alberto Cinelli, Pedro Barbosa Pereira, José M. de Alkminn, Mário Neves Guimarães, e tantos outros famosos juristas, vieram fazer parte da congregação da nova escola, naquele início. Tive a honra de conviver com todos eles.

O Dr. Jamil Mattar, como Vice-Diretor, também deu notável contribuição na formação da Faculdade. Muito dinâmico, atuou com enorme desenvoltura na parte administrativa, visto sua experiência adquirida na Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, em São José dos Campos.

Em janeiro de 1965, como acima citei, foi realizado o primeiro vestibular, muito concorrido. Nomes de relevo foram aprovados, como o conhecido Prof. Pedro Cia, na época Vereador em Santo André, e Diretor do Colégio Américo Brasiliense. Outro foi o Tenente, na época, depois Capitão Mário Toledo de Camargo, da Polícia Militar, infelizmente falecido de modo precoce, hoje nome de uma das avenidas mais importantes de Santo André.

Em 1966, estando no quinto ano da Faculdade Católica de Direito de Santos, em vias de me formar, solicitei ao Prefeito Hygino minha volta para a Prefeitura, por antever melhores oportunidades na Administração, o que, de fato, aconteceu. Voltei e fiz carreira na Municipalidade.

O rápido período passado na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, a convivência com diversos mestres, grandes juristas, além de culturalmente importante, serviram para dar maior relevância ao meu currículo. As horas de contato com ilustres personalidades, não foram em vão, e hoje, após tantos anos passados, tenho em minha memória as lições, os conselhos recebidos, principalmente do Dr. Paulo Teixeira de Camargo, figura cuja presença, por si só, impunha total respeito e admiração, em todos que o cercavam. Uma personalidade marcante!

Eis mais uma história vivida por este escriba!

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 16/01/2013
Código do texto: T4088185
Classificação de conteúdo: seguro