CONDUTA ILIBADA

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Acho graça em certos panegíricos, sobretudo de pessoas falecidas ou em determinadas declarações de bons antecedentes, como se a pessoa tivesse sido ou fosse de conduta ilibada, sem mancha, incorrupta. Em Dom Casmurro, Machado de Assis escreve: "elogiou o enterro, e por último fez o panegírico do morto, uma grande alma, espírito ativo, coração reto". Isso é comum. Na verdade, não se deve botar para fora os podres de ninguém, muito menos dos finados. Mas não há quem nunca tenha cometido erros e magoado pessoas, nem mesmo os chamados santos que abalaram o mundo. Basta pôr um advogado do diabo para investigar.

Mostre-me um homem que não seja escravo das suas paixões e eu o guardarei em meu coração, sim, no coração do meu coração. Essa citação de William Shakespeare, tornada proverbial, nos remete a uma visão realista do ser

humano, esse, nem anjo nem animal e, ao mesmo tempo, um caniço pensante, lembrando Pascal na tentativa de definir o imprevisível.

Há, entre tantas outras, uma cena do Evangelho atualíssima. Trouxeram a Jesus uma mulher flagrada em adultério, empurraram-na com esgar e ódio e disseram: “Mestre, esta mulher foi flagrada em adultério”. Assim como ainda hoje em alguns países, uma mulher adúltera devia ser apedrejada. “E aí, o que dizes, Mestre?” bradaram seus opositores, querendo testá-lo para o acusar. Jesus, porém, agachando-se, começou a escrever no chão com o dedo. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: “Atire a primeira pedra quem não tiver pecado.” E voltou a escrever no chão. Diante da resposta inesperada foram saindo disfarçadamente... E, detalhe que consta do relato, a começar pelos mais velhos.

Pois é. Se olhar bem, de perto ninguém é normal, como se diz ou, ainda, como se diz também, ninguém é perfeito. Nem a bailarina. Mas o que interessa é: se a vida é colocada de cabeça para baixo, que ao menos possamos manter a cabeça funcionando. Ah! Espelho, espelho meu! De repente...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 15/01/2013
Código do texto: T4086432
Classificação de conteúdo: seguro