NÃO É FRUTO DO ACASO

Geralmente, nos preparamos para as grandes e importantes decisões da vida da gente. E quando classificamos algumas dessas grandes e importantes decisões como essenciais, aí então, estamos dispostos a dar o máximo de nós para conseguirmos o alvo proposto. São os casos de estudantes que têm como alvo prioritário, passarem nas provas do vestibular para fazerem o curso de seus sonhos e o de pessoas que objetivam conseguir vagas por meio de concursos públicos e fazerem carreiras em almejadas repartições. Isso, só para citar dois exemplos corriqueiros. Tais pessoas acordam cedo, dormem tarde, estão em um cursinho ou estudando em casa, enquanto a maioria dos seus colegas está se divertindo em passeios, praias, jogos, cinemas ou dormindo. Afinal, conseguir grandes coisas requer alvo claro, determinação plena e o nosso esforço total. Colocadas de um lado da balança, todas essas coisas e outras iguais a elas, precisam valer o peso do que desejamos e que está do lado de lá. Esforço, empenho e dedicação precisam dar o equilíbrio necessário aos alvos propostos. Agora, se grandes, importantes e essenciais objetivos requerem e valem os nossos empenho, preparação e até o sacrifício de nossa parte, para alcançá-los, a pergunta que não quer calar é: Ter um casamento feliz é, para você, um grande, importante e essencial objetivo? Se a sua resposta for SIM, em raciocínio lógico, não teria você, que aplicar-se da mesma forma e usar as estratégias e as virtudes mencionadas anteriormente, nos exemplos citados acima? Nos meus pouco mais de meio século de vida, dos quais, mais da metade dele casado, nunca vi um casamento atingir a maturidade e alcançar e manter a felicidade em alta, sem sacrifício, sem empenho e sem determinação. Assim como grandes cursos e excelentes carreiras não são frutos de acasos, não acontecem do nada, da mesma forma casamentos felizes e abençoados são resultados de conquistas por determinação do casal. Muitas vezes, alcançar a felicidade, até que não será tão difícil, mas, mantê-la e torná-la perene e em ascensão, isso requererá dedicação constante e empenho ininterrupto. Entretanto, todo esforço valerá e o Autor do casamento autentica essas ações, dizendo: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”(ICo 15.58). Promessas de Deus aos assim, dedicados.