Desabafo
Ao contrário do que você pensou ao ler o título, o desabafo não é meu, e sim dos outros.
Às vezes fico me perguntando por que as pessoas são tão vazias e têm a necessidade de desabafar a todo o momento. E essa recente invasão das redes sociais agravou ainda mais o problema e deu mais uma ferramenta fatal para o compartilhamento de intimidades. Os desabafadores de plantão não param de contar para outrem o que estão fazendo, o local e com quem. E eles são correspondidos, pois as pessoas que lêem essas mensagens fazem a mesma coisa. Ou seja, já virou parte da Convenção Social, e assim vivem trocando informações corriqueiras entre si, cujo objetivo não é nada mais do que falar qualquer coisa só por falar. Algumas pessoas quando ficam algum tempo sem se comunicar entram em pânico, tanto que em muitas vezes a resposta para uma pergunta do tipo "Do que você tem mais medo na vida?" é "Ficar sozinho(a)". Esse "sozinho(a)" não significa, na maioria das vezes, ficar a vida toda sem um(a) companheiro(a) e sim ficar sozinho sem ter com quem conversar por um instante, falar sobre como está sua vida e/ou seus problemas. Isso nos enfraquece e nos torna vulneráveis por expormos demais nossos hábitos e afins. Há uma grande necessidade que faz com que você “publique” sua vida para que as pessoas vejam que você é feliz, que vai a bons lugares, que tem vários amigos... opa, peraí! Eu disse "amigos"? Exclua seu perfil na rede social e veja quantas pessoas que você tinha adicionado ainda vão manter contato e quantas lhe desejarão um falso "Feliz aniversário!" sem que a data em questão esteja gravada na sua página. Resumindo: Quantas pessoas vão lembrar que você existe? É triste, mas é verdade. Talvez uma sensação parecida com a de Neo quando descobriu que não vivia no mundo real e sim na Matrix, onde tudo era um ciclo mentiroso (eu sei, é nerdice falar disso, mas sou fã da trilogia dos irmãos Wachowski!). Voltando ao assunto, imagine se você adoecer ou sofrer um acidente e for parar no hospital. Nesse caso, tenho a certeza de que irão visitar... a sua página no Facebook e mandar um "Melhoras!" ou "Deus te dê forças nesse momento difícil, fulano(a)!". Sim, eles esperam que Deus te ajude, pois eles não irão.
Diferentemente do que possa aparentar, não critico quem usa as redes sociais, mas sim quem as enxerga como mero passa tempo, onde o ócio alia-se ao vazio das pessoas e se transforma numa verdadeira chuva de futilidades. Não raro, alguém posta um “Nada pra fazer” ou ainda “Tédio”. Ainda ficam olhando para a tela esperando que alguém faça algum comentário em cima de tais frases.
Não é difícil lermos nos jornais: “Morta por ciúmes após marido ver página do Facebook” ou “Demitido por postar foto polêmica no Facebook”, sem citar ainda os bandidos que são presos por postarem fotos dos crimes ou algo relativo. É disso que estou falando! Há algumas coisas que não precisam tornar-se públicas. Mas as pessoas querem ser comentadas, querem ter suas vidas expostas para que todos vejam o quanto elas são felizes. Eu sei que um desabafo não faz mal a ninguém (feito da maneira adequada), mas se pretende fazê-lo, procure uma pessoa de confiança, vá até a casa de um amigo e... opa, peraí! Eu disse amigo??