COMO CONVÉM

e souza

Está bem, este fim de ano não vou fazer promessas fáceis como aquelas que ainda não cumpri. Ouvi pessoas prometendo coisas e fazendo planos para o futuro. Mas, o futuro não é o segundo seguinte? Sim, claro que é, mas não conta porque é imediato. As pessoas fazem planos para um futuro longínquo, penso que se deva fazer pedidos, planos para o agora, porque é cômodo e simples dizer: “No ano que vem vou parar de fumar”. Por que não parar agora? “No mês que vem vou visitar aquela pessoa que não vejo há muito”. Por que não visitar hoje, já que se lembrou dela? “Ano que vem vou ligar para minha tia”. Ligue agora, porque o ano que vem ainda é distante, amanhã as ligações poderão estar congestionadas, daí você deixará para outro dia, e esta única ligação poderá perder sua prioridade do ‘já’. “Ano que vem vou comprar um cãozinho para me fazer companhia”. Não deixe para o futuro, adote um cãozinho neste momento para que vocês dois passem a se conhecerem e aprenderem mais um sobre o outro e no ano que vem já estarão desfrutando dessa amizade sem fim, porque certamente no ano que vem, certamente serão milhares de cães abandonados pelas ruas. Lembra daquele vizinho que parece ser um chato? Pois é, tente dar-lhe um bom dia hoje, porque no ano que vem pode demorar e de repente você possa precisar de uma ‘mãozinha’ e o único que poderá te ajudar seja aquele tal vizinho chato. Cumprimente alguém na rua hoje, mesmo que você não o conheça, porque de repente pode ter sido o único “bom dia” que esse alguém tenha recebido. Não faça promessas da “boca pra fora” ou sem sentido prático. Comece a realizar hoje tudo aquilo que se quer para o amanhã, porque o amanhã é distante e o que não temos hoje, não existe! Plante uma árvore. Não dá porque ela é muito grande? Então, tente uma mudinha, porque no futuro ela estará grandona e seus netos vão desfrutar de uma sombra a mais no planeta, sem falar nas brincadeiras, assim como um balanço de pneu, tenha plena convicção, eles vão agradecer por você ter tomado a iniciativa no agora e não para o ano que vem. Plante hoje uma roseira, não dá trabalho algum! Use toda sua energia para o bem do outro e seu. O ser humano é acostumado a focar grande parte da energia em coisas banais. Precisamos de pouquíssima energia para colher uma flor, mas por termos gastado muito com coisas fúteis deixamos às vezes de presentear alguém com uma “simples” flor. Não peça desculpas. Desculpas são gentilezas atrasadas. Faça o que tem de ser feito para não ter de despender energia para corrigir seus erros, mas se não der... Descupe-se, pois sempre há tempo. Lave um copo, não precisa lavar a louça toda, se lavar aquele objeto que usou estará ajudando e quando precisar de um copo, ele estará limpinho te esperando.

É, não vou fazer promessas para o ano que vem como convém, (acho) que ‘ vou deixar a rua me levar ver a cidade se ascender... ’ como diz a música. Não vou fazer promessas para o ano que vem e como convém desejar que as coisas boas aconteçam sempre, todos os dias para todos os seres vivos da terra. Desejar a paz mundial é pedir muito, porque sinto que isso depende muito mais dos animais irracionais do que daqueles que se dizem racionais. E só para lembrar, quem “acha” não sabe. Tenham todos mais um ano de realizações a cada dia, um de cada vez.

edsontomazdesouza@gmail.com

E Souza
Enviado por E Souza em 13/01/2013
Reeditado em 26/07/2014
Código do texto: T4082390
Classificação de conteúdo: seguro