A ARTE DE FOTOGRAFAR PARIS

Impossível vir a Paris sem estar devidamente munido de máquina fotográfica, é óbvio, melhor ainda se for uma especial, daquelas enormes e com muito zoom e recursos inimagináveis, capacitada para captar os detalhes mais inesperados da imagem desejada. Sem dúvida nenhuma,Tudo na Cidade-Luz merece ser clicado pelo melhor ângulo, tudo mesmo, e ninguém fica indiferente à beleza de sua arquitetura, de suas ruas, algumas tão estreitas que três homens juntos não conseguem andar lado a lado, do Rio Sena e suas muitas pontes, da Torre Eiffel abraçando o céu, do Arco do Triunfo completando em grande estilo a avenida parisiense mais linda e charmosa, a Champs Elysées, e também o povo com seu estilo único, na verdade tudo enfim que cerca uma das mais mimosas capitais da Europa.

Se não dá para levar Paris como souvenir para o país de cada um dos milhões de turistas que todos os anos a invadem, por ela loucamente apaixonados, então a colocam em milhares de imagens tiradas através dos ângulos mais ingênuos ou inesperados, dos mais simples aos mais complicados, do mais amador ao completo e belo em seu profissionalismo

inconfundível. Então, além de permanecer na lembrança de quantos pisam o seu solo de maneira inesquecível, Paris segue ainda nos arquivos de computadores, de Iphones, de máquinas fotográficas, e viajam instantaneamente via internet para o mundo todo. Trazer Paris nas fotos é uma forma de reviver os momentos alegres e felizes ali vividos, é o jeito mais simples de ter consigo uns fragmentos de sua beleza, de sua luz intensa, de suas grandiosas maravilhas.

Por isso, todos os dias, o ano inteiro e em todas as estações do ano, as ruas de Paris estão cheias de fotógrafos de várias idades diferentes, oriundos dos mais longínquos rincões da Terra, assim os amadores como os profissionais, os não muitos que realmente sabem fotografar com arte e aqueles que simplesmente querem apenas conservar esses importantes instantes não apenas na memória, mas de modo ainda mais permanente nas imagens indelevelmente gravadas em suas máquinas fotográficas. Aos bandos, alvoroçados e sorridentes, armados com elas, que apontam para todos os lados, vão clicando indiscriminadamente nas direções mais inusitadas para gravar o que, a seus olhos, são as paisagens mais expressivas e merecedoras de seus flashs.

Tenho por mim que Paris é uma das cidades mais fotografadas do mundo em todos os tempos e por vários ângulos diferentes, sendo a Torre Eiffel, no Campo de Marte, e o Arco do Triunfo, na Avenida Campos Elísios, os dois monumentos com o primeiro lugar na preferência dos fotógrafos, pois afinal de contas eles são os primeiros símbolos lembrados e referidos quando se trata da capital francesa. Não por acaso Paris, pode-se afirmar, tem como coração o Arco de Triunfo, e, como face reveladora de seu perfil, a Torre Eiffel, sem os quais, ouso dizer sem medo de exagero, não passaria somente de mais uma cidade européia bonita e mais nada. E na arte de ser fotografada e cortejada pelos turistas, continuará sendo o primeiro lugar imbatível.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 12/01/2013
Código do texto: T4081625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.