VAIDADE.

É preciso ter simplicidade para que a fé tenha força.

A inteligência que nos foi dada tem limites, e a compreensão, esta sim, necessita ser gigantesca e ilimitada para compreender a simplicidade.

Só na simplicidade está a razão. O voo da águia está nas alturas favorecido, tudo enxergando, para refazer o ciclo da natureza na cadeia ambiental.

A raiz que foi terra, átomo fragmentado até a última partícula conhecida, modifica-se para voltar a ser terra com a semente deitada ao solo. O filhote dos grandes animais é antes fragilíssimo até se tornar imbatível como o elefante.

A inteligência é pequena para explicar a vida, e imensamente limitada para entender a morte.

Nada que ocorre sob o sol, foge de uma razão da criação, e só a simplicidade que reconhece sua impossibilidade de ir além de intimidados dons, pode aceitar com serenidade a bela passagem que se faz em matéria.

A pretensão de ser mais do que se é, alargar portas que sempre estarão fechadas, ter o sucesso dos que foram famosos e pouco lembrados, é filha da vaidade infantil e do despreparo do espírito.

Os pretensiosos dormem o pior dos sonos, a inquietude da noite interminável.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/01/2013
Reeditado em 11/01/2013
Código do texto: T4078892
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.