QUEM É O SATANÁS?

Não se sabe precisamente de onde veio a figura horrenda com chifres, barbicha e um tridente na mão, que usa a cor vermelha como sua. Só de imaginar vem um calafrio na espinha. Mas quem foi que disse que esse é o “adversário” direto de Deus? A expressão: “arderá no mármore do inferno” vem da antiga Roma quando os condenados eram jogados no vulcão em erupção, assim eram punidos e, que depois, se adaptou tal expressão a figura do “bicho feio.”
O homem por sua natureza, se bem que alguns defendem que não existe natureza humana, mas sim a condição humana que se molda dependendo dos fatos ao seu redor. Sempre buscou justificar suas atitudes erradas em alguém que não pudesse ser visto ou tocado, alguém abstrato, que poderia assumir a culpa por tudo que de ruim acontecesse. É mais fácil atribuir uma atitude errada a uma tentação ou a manipulação por um terceiro que assumir literalmente sua conduta reprovável.
Partindo assim dessa premissa, e com ajuda da igreja em tempos remotos, refiro-me a época da inquisição, quando qualquer ato que fosse contrário os comandantes da igreja levava os seus desafetos a “fogueira santa”, que acabaria com a figura do capeta. Dessa época podemos dizer que a figura horripilante teve sua imagem massificada perante todos os povos.
Mas afinal de contas, qual seria a imagem de tão poderoso mal? Como de fato ele se apresenta entre nós? Será que como um verdadeiro príncipe da escuridão ou um belo jovem de olhos azuis, uma loira irresistível, uma linda morena ou de fato assume a figura que bem desejar para compor uma situação de seu interesse?
Na verdade não se sabe, são variadas as opiniões acerca de tal figura, mas de uma única coisa se tem a certeza, que o mesmo sempre representará tudo de mal e perseguidor dos fiéis a Deus.
Na vida os mais experientes sempre estão a colaborar com os mais jovens, transferindo assim o que eles aprenderam em suas vidas. Assim os pregadores dessa ou daquela religião sempre estão a informar aos seus “seguidores” que tal entidade deverá sempre ser repudiada com todo fervor do amor, sim, porque todo o mal sempre será banido quando houver a presença maciça do amor.
Mas assim como a figura do mal tem suas diversas faces, entre nós há os que o imaginam de diversas formas, e por vivermos em uma sociedade democrática temos que ouvir aceitar ou não a opinião dos outros.
Certa vez ao conversar com um rico comerciante, que tinha por hábito todos os dias, após o expediente comercial, sentava-se à mesa de um pequeno comércio e degustava duas cervejas, tal expressão é do próprio personagem. Ao falarmos sobre o assunto em pauta, ele me veio com a seguinte colocação: “não acredito numa figura como a igreja e os nossos antepassados nos fizeram acreditar, mas tenho a convicção que se tal personagem existir, o satanás, está nas próprias pessoas, como exemplo citarei algumas situações: um vizinho que coloca um som ensurdecedor lhe privando de ler um bom livro; uma vizinha que calça seu sapato escarpam com ponta de aço e fica andando no apartamento acima do seu; um comerciante que não emite sua nota fiscal, lesando o fisco; alguém que briga com a esposa e vai pra rua querendo descontar no primeiro que cruzar o seu caminho; alguém que se embriaga e vem em sua direção para brigar com você. etc. etc.
Fiquei por alguns momentos refletindo sobre o que aquele senhor havia me falado e de certa forma concordei com ele. É bem verdade, é mais fácil dizer que foi “usado pelo inimigo” do que assumir sua própria torpeza. Desse dia em diante, adotei a seguinte estratégia de vida, quando alguém nesses moldes busca me ofender, me agredir, querer me ferir. Saio pela tangente, finjo que não é comigo. Não sou covarde, mas será melhor se desviar que enfrentar um doente que depois de todo mal contra você realizar, diz que foi coisa do satanás, que ele nem sabe como foi capaz de fazer tudo aquilo contra você, meras desculpas. Por fim, por quantas vezes você já encontrou com o satanás? Uma figura com chifres e um tridente na mão? Se nunca encontrou, então vai concordar com aquele senhor que disse que tal figura não tem aparência estranha, mas sim, muito parecido com todos nós, com RG e CPF, mas se flagrado no erro, rapidamente se dirá possuído pelo mal.