O VALOR DO AMIGO

Não há no mundo valor maior que o do amigo. Podemos ter um incontável número de relacionamentos, mas, sempre buscaremos neles, até nos mais superficiais, uma dose de amizade. Não dá para viver sem a proximidade do amigo. Ele tem o poder de nos acalentar, de nos confrontar, de fazer afagos e de puxar a nossa orelha. Dos amigos aceitamos afrontas que rejeitamos dos demais. Afinal, sabemos que quando o amigo nos afronta, nunca está pensando nele mesmo, mas, em nós, em nosso bem. Amigo que é amigo consegue ter uma empatia como ninguém mais. Sente o que a gente sente, fala com um olhar, sonha os sonhos com agente e, às vezes, até sonha os sonhos da gente e nos ajuda a realizá-los. E quando conseguimos torná-los reais, se sentem tão felizes, pois, se realizam em nós. Não dá para disfarçar diante do amigo. Podemos enganar a maioria das pessoas, porém, amigo, sem ser Super, tem “visão de Raio-X”. Não sei como, mas, amigo tem a capacidade de ver através de nossas máscaras sociais. É por essas e outras que não basta ser marido e pai, tem que ser amigo. Não basta ser esposa e mãe, é necessário ser amiga. Não basta ser irmão ou irmã, é imperativo se fazer amigo. Não é suficiente ser pastor ou ovelha, precisamos ser amigos. E quando pensamos no valor do amigo, não há como escapar do exemplo maior, na pessoa de Jesus. Através da Sua vida, Ele nos ensinou que, mesmo sendo Senhor e Deus, se relacionou e se relaciona conosco como Amigo. E mais, nos ensina a amar como o amigo ama, dizendo: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Vós não me escolhestes a mim, mas, eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros”(Jo 15.12-17). Deus abençoe, abundantemente, a vida de cada e de todos os que se fazem amigos.