TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO DO OLHAR

E então sabemos e escutamos falar desde sempre que os olhos são as janelas da alma e que através deles podemos desvendar inúmeros mistérios, entretanto ao contrário do que se pensa este processo não se dá somente de forma intuitiva, a neurociência já tem comprovado maneiras bem científicas de se "ler" o olhar. Fato é que através dos olhos o homem se revela ao mundo, mostrando, mesmo que não queira suas partes mais sensíveis e verdadeiras.

Já repararam que algumas pessoas, especialmente as mais tímidas tentem a desviar o olhar? Isto também acontece quando estamos mentindo. Ocorre porque, no primeiro e no segundo caso, há um medo intuitivo de ser desvendado. Os tímidos desviam o olhar porque sentem-se "lidos", "desnudos" e sem defesas quando lhes olham nos olhos. Os mentirosos já o fazem por temor de revelarem através de seu olhar suas mentiras.

Contudo, a neurociência já há algum tempo tem nos mostrado que com alguns sinais simples revelados pelos olhos podemos saber muito mais sobre aquelas pessoas que se encontram diante de nós. Trabalhando com o conceito de miose e midríase (diminuição da pupila e dilatação da mesma), a ciência nos mostra que estes eventos estão relacionados intimamente com as sensações metabolizadas pelo cérebro. Por exemplo, quando o estamos conversando com alguém e a pupila desta pessoa está em miose (retraída), a não ser que haja uma grande incidência de luz sobre os olhos da mesma, podemos entender que esta pessoa não está se sentindo confortável naquela conversa e que nem o assunto, nem o interlocutor lhe interessam, ao contrário se a pupila encontra-se em midríase (dilatada) podemos entender que a pessoa em questão encontra-se bastante interessada no seu interlocutor e no assunto que estão debatendo.

As técnicas de observação do olhar podem ser usadas desde para um mero atendimento ao público, vendas e ainda para uma boa paquerinha. Boa sorte e um ótimo final de tarde para vocês!

Clarice Ferreira

www.penadeprata.blogspot.com.br