(DES) EDUCAÇÃO
Meu sonho é ser professor. Por enquanto sou um aluno marginal, não vivo nos corredores das grandes escolas. Leio bastante pra está informado e afiar as ideias. Acredito que não sou um aluno medíocre. A maior parte da minha escolaridade foi em escola pública. Jurava que os ensinos que me deram eram suficientes para minha formação. Ledo engano. Percebi tarde que as escolas sejam públicas ou particulares, me fizeram ser um repetidor de ideias. Acordei de uma realidade que pensava ser tão exata. Até hoje permanece a exigência do sistema educacional pra que os professores possam dá os conteúdos de maneira apressada para alunos que parecem entender.
Por conta disto, continua o mesmo canto do professor e o coral dos alunos. Sendo assim, quero propor humildemente que se faça uma análise do que penso:
1- Conteúdos devem estar atrelados com a vida
Ensinamos coisas do passado (não quero dizer que é inútil) sem uma conexão com a presente realidade. Têm alunos que não sabem fazer pontes para entender os presentes movimentos do mundo. Os professores precisam entender que algumas coisas que foram ensinadas, não contribuem em nada quando a vida real se opõe. A sala de aula deve ser o lugar em que a vida é discutida.
2- Decorar não é pensar
Por favor, não me digam que o aluno é ensinado a pensar. Contesto. Alunos repetidores de ideias serão um dia professores ou pensadores medíocres. Não se faz alunos-pensadores, mas alunos-decorebas. Insisto que professores e alunos façam mergulhos profundos nos conteúdos propostos, transcendam o que é comum, vivam a liberdade do pensamento, voem com suas imaginações.
3- As escolas devem gerar forjadores de ideais.
As escolas deveriam ser participantes da vida humana – os pobres, marginalizados, doentes, pessoas que precisam de apoio. Por que não estimular o aluno a ter ideais nobres para dá respostas concretas a respeito das necessidades reais da sociedade através da aproximação? Acredito que, avaliando a vida como ela é, professores e alunos terão mais consciência social e serão menos pragmáticos.
Portanto, são pensamentos que podem nortear alguns aspectos da educação. Caso isto não vire um dia realidade, pelo menos indiquei algumas chances de sobrevivência para tais aprendizes. A educação se faz com professores e alunos apaixonados pelo conhecimento.