A VINGANÇA DE DEUS

Será que Deus se vinga de alguém? Será que um Deus que é de amor e compreensão se vingará daquele filho que transgrediu as normas por Ele escrita? Afinal de contas o que é vingança?
Desde que me entendo como gente passei a temer a Deus, esse ser que tudo fez para nós, mas que também nos cobra uma postura ética, correta, de valores morais digna de sermos chamados de verdadeiros filhos dEle.
Num certo momento da minha vida, acometido de uma burrice tamanha, ao conversar com um velho senhor, meu vizinho, um homem que Deus havia colocado no meu percurso para muito me explicar acerca dos mistérios bíblicos. Lhe fiz o seguinte questionamento: seu Bonfim, o senhor poderia me explicar o por quê que certas vezes na vida sofremos por um mal quando nada fizemos, ou seja, fulana sempre foi uma boa pessoa e repentinamente caiu em desgraça? Explique?
Sorrindo e de certa forma brincando comigo respondeu o velho senhor: “estou triste com o senhor meu vizinho, pensava eu que pelo menos os dez mandamentos o senhor os conhecia, mas está perdoado, considerando que agora os vai aprender para sempre.” Com uma maestria sem igual, o meu amigo e vizinho foi explicando um a um os mandamentos, mas depois retornou ao quarto mandamento, no qual, me inspirei para esta crônica. Mas primeiro vamos entender o significado do vingar.
Segundo o manual léxico assim o define: VINGAR: v. tr. 1. Exercer vingança sobre. 2. Tirar desforra de. = DESFORRAR 3. Punir, castigar. 4. Desafrontar, reabilitar, ilibar. 5. Chegar a, atingir. 6. Vencer (distâncias). 7. Galgar, subir, trepar. 8. Conseguir alcançar. v. intr. 9. Conseguir o seu fim; ter bom êxito ou feliz resultado. 10. Prosperar, medrar, crescer, desenvolver-se. 11. Galgar, passar galgando ou trepando ou navegando. 12. Chegar à maturidade. v. pron. 13. Tirar vingança de; corresponder a uma ofensa ou injúria.
Nossa quanta coisa em apenas uma palavra, acho até que Deus a usou por ser assim tão abrangente. Mas veremos agora de onde vem essa história que Deus é vingador, ou pra sermos mais suaves, cobrador daquilo que você ou eu façamos juntos ou separados, a vista de todos ou escondido, não importa, transgrida e sofrerás.
Poucos conseguem prestar atenção no quarto mandamento da tábua de Moisés, quando Deus diz: “Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” Agora a coisa complicou, Deus mesmo disse que visitará. Ah, mas vamos ver o que quer dizer visitar para não ficar nenhuma dúvida. VISITAR: v. tr. 1. Ir ver por cortesia, dever, curiosidade, caridade, etc. 2. .Inspecionar, passar revista a. 3. Viajar por, percorrer. 4. Aparecer; mostrar-se; declarar-se. 5. Dar busca a.
Não tem escapatória, isso quer dizer que se eu ou você transgredirmos as normas divinas até a nossa terceira ou quarta geração Deus vai cobrar, sendo assim, daquele que nada teve que ver com o pecado.
Que me corrijam os mais cultos: Deus não está afirmando que vai vingar a transgressão, o pecado, a falta de temor a Ele? O vingar nada mais é que o sinônimo de punir todo e qualquer que tenha transgredido os mandamentos.
Na outra ponta da transgressão, Deus perdoa o infrator, quando deu seu filho para por nós sofrer e tirar os nossos pecados, conforme João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Mas todavia, Deus não revogou o velho testamento, em momento algum está escrito no novo que o velho foi revogado, que não devemos mais temer o Deus vingador, que visitará a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira ou quarta geração.
Digamos que você, assim como eu, tem uma pequena dúvida na certeza desses escritos, mas não seria melhor pecar pelo excesso de zelo que pela falta deste? Eu, nas minhas orações costumo pedir perdão pelos meus pecados e pelos pecados dos meus antepassados, se Deus vai perdoar? Isso não cabe a nós discutirmos, mas apenas entender que Deus poderá sim, visitar o seu pecado nos seus descendentes.