O Grande Circo das Marionetes 

Jorge Linhaça
 
Não importa a sua classe social, seu grau de instrução, sua profissão ou sua etnia, grande parte de nossa população debruça-se diante dos aparelhos de TV com a Rede Globo selecionada em algum momento do dia.
Isso se deve à qualidade da programação exibida? Depende do que se possa considerar qualidade, não é mesmo?
Desde há muito tempo a função da Globo tem sido a de criar marionetes que não consigam de desligar de sua programação. Não que isso seja exclusividade da emissora, mas o fato é que ela lança mão de todo tipo de expediente para manter-se no topo das pesquisas de audiência e isso tem levado a emissora a seguir o estilo Bonner de alienação de espectadores. A cada dia que passa os programas globais apostam mais no “emburrecimento” de seus fãs de carteirinha.
O jornalismo da emissora, no geral,  é tão superficial e sem detalhes que uma notícia apresentada por Bonner  ou seus comandados, pode significar qualquer coisa.
Quem nunca ouviu uma noticia do tipo “Uma fábrica de tecidos pegou fogo na madrugada desta quinta feira em um bairro da Zona Leste da capital paulista”
Que fábrica? ( quem ).  Em que bairro? ( onde ) .  Nada além de generalidades é passado pela emissora. Por outro lado quando a notícia diz respeito à emissora, seus programas estreantes ou artistas, os jornais não se privam de fazer chamadas insistentes e detalhadas.
Os programas da Globo, no geral, servem para fazer propaganda direta ou indireta de outros produtos da emissora. Um alavanca, direta ou indiretamente a audiência do outro.
Os raros programas com algum conteúdo, são exibidos em horários muito além dos limites do bom senso do telespectador menos alienado.
Enfim, ao longo d décadas a Globo vem formando um bem treinado exército de marionetes que só conseguem se mover de acordo com os desejos da cúpula da emissora.  Ou como prefere dizer o Bonner, um exército de Hommers Simpson, incapazes de pensar por si mesmos e dependentes do que a emissora queira lhes incutir como entretenimento ou informação.
Quais força  ocultas estão por trás da emissora? Não sei dizer se existem ou não, no entanto o que mais vemos nas novelas e outros programas da emissora ( assim como em outras tantas) é uma constante glamourização dos comportamentos mais decadentes da sociedade. Vão dizer que a arte imita a vida? Pode ser, mas no caso da televisão, a amplificação das ideia, pra dizer o mínimo duvidosas, sobre o comportamento de uma parcela de pessoas, levando ao entendimento  da grande massa de espectadores que aquele comportamento deve ser considerado normal.
Cabe, portanto, a cada um de meus eventuais leitores fazer um exame de consciência e analisar se, as coisas aqui colocadas tem ou não fundamento.
As novelas e séries da Globo colaboraram para alguns “avanços sociais” como a legalização do divórcio, a promiscuidade sexual e ao aumento do consumo de bebidas alcoólicas, não só por as pessoas se espelharem nos comportamentos dos personagens mas também por conta das inserções de patrocínios  que fazem apologia a essas coisas.
 Não se pode responsabilizar a emissora pelas decisões pessoais de cada um, no entanto, isentá-la de exercer sua influência nesse sentido é um equívoco que não pode mais ser tolerado.
E tome BBB-13...um exemplo que agrega tudo o que eu disse em um único programa.
Micos amestrados dentro da casa e marionetes frente à TV doidas para dar o seu voto ao emparedado da vez.
Plim Plim...acorde de seu sono hipnótico.
 
Salvador, 08/01/2012.