SOFRIMENTO.

A visão da beleza que cerca a vida quando nela reside a felicidade decorre do amor. O amor em gênero envolve a tudo e a todos. Sem amar o descaminho é certo.

Amar a arte, a beleza, melhor expressão humana em qualquer de suas modalidades, é não só espontaneidade que flui dos dons e da faculdade outorgada pela natureza, mas submissão respeitosa ao que se ama.

O amor que se submete, como fez o Cristo, arrebanha e arrebata multidões. Sentimento, amor, é pura arte. Viver é uma arte,mas dá trabalho, já disse a um amigo, embora fruto de nosso maior bem, a vida. Mas é trabalho altamente compensador impulsionado e movimentado pela maior força que move toda a natureza, o amor.

Vi ontem o martírio pelo qual passou João Paulo II ao final da vida. Em sua última vontade de dizer, falar, pregar a paz, a união, o amor enfim, quando nada mais podia falar. Levado na sacada do Vaticano, tremeu os lábios e chorou, mas já dissera antes, em outra prédica, já consumido pela doença, que as pessoas precisavam ver o Papa sofrer. Que a vida também é sofrimento,

Por amor doava essas forças últimas para entregar-se como fez o Cristo, por amor a todos, da mesma forma que revirou o mundo e tornou-o mais humano.

E viveu João Paulo II, O Grande, sofrendo o sofrimento do mundo e tentando expurgá-lo como conseguiu em bons momentos históricos.

Amava e sofria acima de tudo pela beleza da paz, elevando a força de seu pensamento, mesmo doente, para a difícil harmonia da humanidade, pela qual tanto lutou.

Na história dos martírios, o sofrimento sempre esteve ligado ao amor, amor principalmente pelas causas justas e pelas pessoas.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 08/01/2013
Reeditado em 08/01/2013
Código do texto: T4073615
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.