SOBREVIVEMOS!


 
     Meus primeiros 9 anos de idade foram vividos no interior do meu estado.Morávamos em um grande sitio, com muitas árvores frutíferas e um belo riacho, a nossa piscina natural. A chuva era sempre bem vinda e nos dava um banho gratificante. Era gostoso patinar nas poças dágua. Bom mesmo era aventurar-se   pelo mato  na tentativa de encontrar um tesouro, eu e minhas manas sonhávamos ficar ricas. Naquela época não havia nada das invenções tecnológicas de hoje e ouvir historias de assombração era o  nosso programa noturno. Tambem brincávamos de boneca, umas bruxas de pano que minha mãe fazia. Eram feias de doer, mas eram tratadas como se fossem as mais lindas bonecas do mundo. E brincávamos de roda,  pega-pega,  esconde-esconde, anelzinho, lenço atrás, bombaqueiros... Andávamos descalças no sol quente de rachar.  Bebíamos  água do riacho sem ferver. Tivemos sarampo, coqueluche e muita verminose, drasticamente combatida com um tal remédio chamado Tiro Seguro, a coisa mais ruim que  ingeri. Alem disso quando ficávamos gripadas e com o nariz entupido, minha mãe colocava uma gotinha de óleo de andiroba, amargo e ardido em cada narina. Era cura certa! Diziam que naquela época para curar  sarampo, tomáva-se  chá de fezes  de cachorro torradas. Cruz credo! Mas, como disse a Deyse Felix, sobrevivemos e estamos aqui, felizes da vida para contar essas historias das nossas infâncias.