Procura-se pessoas cultas

Dias desses encontrei-me com a minha amiga Inaiara Poetisa, que mora ali pelos lados do Carandiru, próximo a Biblioteca do Parque da Juventude, onde por muitos anos abrigou-se naquele local a Casa de Detenção.

Papo vem, papo vai e começamos a falar sobre eventos culturais de alta qualidade, tão raros ultimamente na cidade de São Paulo. Ela me informou que leu um artigo, no fim do ano passado, dizendo que a TV Cultura iria tirar do ar alguns programas por falta de audiência. É uma pena, afirmou ela, pois já havia assistido alguns deles e realmente eram programas de um nível cultural muito bom, porém pouquíssimas pessoas assistiam.

---- Interessante, eu não consigo entender como o Big Brother, que não possui nenhum ingrediente cultural, dá uma tremenda audiência, enquanto um outro programa, em uma outra emissora, altamente educativo e informativo está para fechar as portas por falta de telespectadores. É revoltante, eu gostaria que alguém me explicasse isso de maneira racional e lógica.

---- Olha Ferretti –disse-me ela—o problema da TV Cultura não é a falta de telespectadores, o problema real da TV Cultura é que o Brasil infelizmente é um país com falta de telespectadores com cultura.

Fiquei olhando para ela por alguns instantes e depois conclui:

---- Olha Inaiara, eu nunca tinha ouvido algo tão verdadeiro como o que acabei de ouvir agora. Isso só poderia ter partido, mesmo, de uma pessoa cheia de cultura como você. Parabéns.

---- Que é isso Ferretti, não precisa ser muito inteligente para se chegar a uma conclusão como essa!

Conversamos por mais alguns minutos e nos despedimos.

Cada qual tomou o seu rumo, porém com a explícita certeza de que, infelizmente, vivemos em um país onde Big Brother só dá audiência por falta de pessoas cultas. E apesar de termos em mãos um aparelhinho que é só apertar o botão e ele muda de canal, são pouquíssimas as pessoas que se utilizam dessa poderosíssima arma.