HOJE É SÁBADO

Deus o Criador Onipotente, Onipresente, fez tudo em seis dias e descansou no sétimo. A sua criatura, seu filho, veio e chamou o sétimo dia de sábado!
Deus não tinha calendário, não contava os dias como nós, mas permitiu que o homem denomina-se os dias, assim aconteceu e Martinho de Dume que nomeava os dias da semana na época da Páscoa em que não se deveria trabalhar, eram dias santos, atribuindo assim, nomes aos dias da semana.
Depois os Israelitas que trabalhavam nos seis dias da semana e no sétimo descansavam, denominaram esse dia, o dia do shabbat, o dia de louvar a Deus.
Em seguida, “Constantino I, o Grande, substituiu o nome de Dies Saturni que significa Dia de Saturno - forma como os pagãos se referiam ao sábado - para "Sabatum" introduzindo devido a influência cristã o dia de Sábado no calendário ocidental”.
Em síntese essa é a origem do nome do sétimo dia da semana, o sábado. Deixando a história de lado e partindo para o significado desse dia para cada um – pra você eu não sei – mas para mim representa muita coisa. Primeiro porque nasci no dia de sábado, faz muito tempo.
Segundo porque fui educado pela minha falecida mãe a descansar e louvar a Deus nesse dia. Segundo ela, que era bastante incisiva quando queria impor a nós filhos a sua forma de ser e viver, se Deus havia realizado sua obra em seis dias e no sétimo descansou, conforme Genesis 2:2. Por que então eu que era o fruto da criação seria diferente? Continuando ela dizia: “se você não resolveu até sexta que no sábado não vai resolver. Quem sabe descansado e bem alimentado com o pão da vida, no domingo resolva tudo e comece uma ótima semana, já que domingo é o primeiro dia da semana e não a segunda feira como muita gente desatenta imagina”.
Durante alguns anos, como responsável pela manutenção elétrica e eletrônica de empresas que trabalhei, infelizmente tinha que vistoriar os serviços, os quais somente poderia acontecer com a produção da fábrica parada, logo esse dia era o sábado. Aquilo era um martírio para mim, mas fazer o quê? Pedia perdão a Deus e fingia estar passeando na empresa, como se nada estivesse fazendo.
Quando pude ser o dono do meu próprio negócio, a primeira coisa instituída foi que no sábado jamais haveria expediente, mesmo porque era dia de acordar cedo, tomar um café regional com os filhos e passear nas estradas margeadas pela floresta, chegando até as cachoeiras da cidade próxima.
Atualmente tenho muita saudade dessa época, tempo que me deixou marcas profundas de felicidades, que ao recordar as lágrimas brotam dos olhos, o coração acelera, o pensamento se volta a Deus e no meu íntimo digo como eu fui feliz em muitos sábados, como Deus foi generoso comigo e meus filhos!
Não posso mais fazer isso, porque cada um tem sua própria vida, uns longe, uma muito longe, outro algumas horas distante, outras próximas mas que não curtem mais essa besteira de passear de carro aos sábados, estão cansadas e querem mesmo é dormir.
Eu falhei em passar a tradição, aquilo que deveria seguir de pais para filhos ao que parece sofreu uma paralisação, se temporária somente o tempo dirá. Será que um dia poderei reviver aqueles tempos, não que seja no mesmo lugar ou cidade, mas estarmos todos juntos, quem sabe com um neto e olhando para ele eu possa dizer: acorda, hoje é o sétimo dia da semana, dia de ser feliz, louvar a Deus, hoje é sábado!