Bem-te-vi Atrevido
Na verdade, tomei esse título emprestado, da compositora Lina Pesce, que com certeza, presenciou certas peraltices, desse pássaro tão urbano e cheio de graça, para compor o célebre chorinho, que leva esse nome.
Tudo estava na mais perfeita urbanidade, tudo calmo como sempre no alto do conjunto de prédios da Rua Urbano.
Os arrulhos e as revoadas costumeiras dos pombos atestavam essa condição.
Porém, de repente, uma estranha movimentação se deu. Os pombos, que eram muitos, se agitavam em desnorteados voos.
A razão de tal acontecimento estava pousada numa antena de TV. Era um gavião de porte grande, já vezeiro por estas bandas todo meado de ano.
Mas, o incrível nessa história foi a atitude de um bem-te-vi, que pousado na mesma antena, parecia discutir ferrenhamente com a ave de rapina, que apenas o observava. Mas, o blá-blá-blá não durou muito. De súbito a enorme ave bateu sua rica plumagem alvinegra, mas a coisa não parou por aí. O tal gavião foi seguido pelo bem-te-vi, que de forma soberana e corajosa, pra não dizer; atrevida, o escorraçou pra bem longe dali.
SBC. 2009
Nota:
Nome científico: Pitangus sulphuratus
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Família: Tyrannidae
Subfamília: Tyranninae
Distribuição: América do Sul, América Central e América do Norte.
Habitat: Campos e cidades
Nome comum: Bem-te-vi
José Alberto Lopes.
Abril de 2012