Corrida de São Silvestre- Causas e efeitos

Corrida de São Silvestre – Causas e efeitos.

Jorge Linhaça

Em 1925, Cásper Libero levou para as ruas a primeira edição da Corrida de São Silvestre, que desde então jamais deixou de ser realizada até o dia de hoje.

A corrida serviu, entre outras coisas, para alavancar o jornal “ A Gazeta Esportiva” hoje extinto na forma de tabloide.

Até 1988 a glamurosa corrida tinha sua a largada por volta das 23:30 e seu trajeto variava de 6,5 a 8 km o que fazia com que os vencedores cruzassem a linha de chagada pouco antes da meia noite.

Com a importância que a corrida veio ganhando ao longo dos anos, e caindo a sua transmissão no colo da Rede Globo (sempre ela para destruir a brincadeira),e aproveitando a imposição da Federação de atletismo para que o percurso fosse aumentado para 15 km para tornar a corrida inclusa no calendário oficial de atletismo, o horário da largada passou para o período da tarde no ano de 1989.

A grade da emissora agradeceu, claro...Se o caso era apenas cruzar a linha de chegada antes da meia noite a largada bem que poderia ocorrer às 22:OO ou 22:30 horas...

O encanto da São Silvestre sucumbiu aos interesses financeiros. Aquela reunião da família em torno da TV , torcendo pelo atleta favorito e ao mesmo tempo preparando-se para a contagem regressiva do Ano Novo perdeu muito de seu encanto e, sem o evento que apaixonava a família, como uma tradição a ser seguida, os filhos foram se mandando de casa cada vez mais cedo para curtirem suas festas e baladas, afinal a corrida deixou de ser um catalizador da união familiar naquele horário.

Saltamos para 2012:

Pobre São Silvestre, da virada do ano para o romper do dia...A largada agora é pela manhã, quando com certeza menos pessoas ainda reunirão a família na frente da TV para partilhar o evento.

Acreditem ou não, muita gente trabalha no dia 31 de dezembro... Ao menos até o meio dia... Jogar a corrida para a parte da manhã foi a pá de cal lançada sobre a reunião familiar.

A desculpa agora é que a Avenida Paulista é o local oficial dos festejos de virada de ano e que a prova, mesmo sendo à tarde, interferia nos preparativos.

O que se esconde ou se omite é que, se a prova jamais tivesse sido mudada de horário, o tal show da virada não existiria nos moldes atuais.

Como sempre, o interesse financeiro de uns poucos prevalece sobre a tradição de décadas.

A Globo pareceu contrariada com a decisão... Provavelmente só pareceu, pois a transmissão do Show da virada lhe garantirá o seu quinhão de audiência.

Talvez algum programa matinal tenha perdido seu horário de hoje e a audiência da corrida não fosse o suficiente para manter os índices desejáveis pela emissora para o horário. Mas basta rever a história e veremos que o “pecado original” que levou a esta perda atual da emissora, foi causada por ela própria.

A ganância de audiência da tal rede de TV também obriga jogadores e espectadores de futebol a torrarem sob o sol escaldante de horários absurdos de jogos para encaixar a grade, bem como fazem com que outros jogos terminem por volta das 23:30 horas, fazendo com que o torcedor babaca que vai ao estádio, depois tenha de percorrer o trajeto de volta para sua casa atravessando de um dia para o outro.

Quem vai de carro cai nas mãos dos flanelinhas, que já tem cota fixa de cobrança de uso da via pública. A polícia finge que não vê o abuso.

Quem depende de transporte público, esse sim está lascado. Menos ônibus circulam nesse horário e quem precisa utilizar mais do que um transporte para chagar ao estádio e voltar para casa ainda tem que rezar para que os horários dos coletivos se encaixem. E tudo isso para a emissora não abrir mão de uma mísera novela em um dia da semana.

Depois não sabem o porque de os estádios raramente estarem lotados nos jogos noturnos.

Essa é mais uma causa para as famílias sumirem doa estádios nos jogos noturnos e abrirem espaço para vândalos disfarçados de Torcidas Organizadas.

Salvador, 31/12/2012