SÓ PRESTA SE FOR DE BRASÍLIA?

É comum se ver os programas de TV, rádio e jornal escrito, afirmarem que essa ou aquela pessoa é de Brasília, a capital federal. Muitas das vezes até erram por não saberem como é distribuído a região do Distrito Federal geograficamente falando.
A bem da verdade Brasília é constituída do plano piloto, o qual engloba as asas sul e norte, vila planalto, eixo monumental, cruzeiro, sudoeste, SIG e setor de clubes. Numa linha imaginária: seria da EPIA ao setor de clubes e fechando as duas asas formando um retângulo.
O restante são as dezoito cidades satélites, em termos comparativos os bairros de uma cidade comum. Pra se ter uma ideia tem cidade satélite que é mais antiga que Brasília, por exemplo a cidade de Taguatinga.
Por várias vezes já tive que corrigir uns desavisados que querendo debochar de Brasília diz que tem um amigo que mora em Brasília, mas que não gostou quando viu o local envolvido em extrema violência, quando se pergunta onde seria o local a pessoa responde “fica lá no tal de Valparaiso”. Meu deus, essa cidade é do Goiás, distante uns 40 Quilômetros de Brasília.
O Distrito Federal foi instituído dentro do Estado do Goiás, um retângulo, logo, todas as BRs que cortam começam no Goiás e terminam no mesmo Estado. Dessa forma criou-se a figura do “entôrno” como bem o sotaque regional o define. Uma área de certo modo violenta, e todos os seus problemas descambam em Brasília.
Em termos de violência, a maioria absoluta dos crimes mostrados na TV são ocorridos no Goiás, mesmo porque vira e mexe a polícia de lá está de greve.
Cansei de ver nos noticiários esportivos os comentários e narradores de futebol afirmarem que o jogador Kaká, é de Brasília. Tal afirmativa não é correta, mesmo porque o rapaz é do Gama, cidade satélite distante de Brasília, que para lá chegar precisa-se pegar a BR-040 e depois uma DF, aproximadamente uns 35 quilômetros.
Não se sabe o por quê, mas os residentes das cidades satélites tem vergonha de dizer o nome da cidade onde nasceu ou mora. Conheço uma pessoa que veio de Manaus para ter o filho em Brasília e exigiu que o parto fosse na asa norte, Brasília. Mas se bem que foi um caso a parte, pois fugia da mulher do seu amante e por estas bandas ficou.
Numa história bem recente a vencedora do the voice, uma excelente cantora, (não se sabe ainda por que não era valorizada, já que nada foi aprender no programa, mas sim mostrar sua qualidade técnica) não é prestigiada no Distrito Federal, já que é de Taguatinga e não de Brasília como a mídia assim diz.
Eu também não sou de Brasília, mas conheço todas as cidades satélites e posso morar em qualquer uma delas, se existe problemas, claro que existe, ora, se em São Paulo matam de 15 a 20 por dia, no Rio deixam os turistas de cueca, por que então eu teria vergonha do lugar onde resido? Muito pelo contrário tenho prazer de dizer onde moro.
Escolhi, posso assim dizer, o lugar para meus filhos residirem, chama-se “Clearwater”, viu como é bonito, mas também conhecida como Águas Claras, 18 quilômetros do plano, a cidade dos edifícios. Mas poderia ser Samambaia, Sobradinho, Santa Maria, São Sebastião... ou será que só presta se for de Brasília?