DIFÍCIL VIVER SEM INIMIGOS; IMPOSSÍVEL VIVER SEM IMPOSTOS!

Já dizia um pensador: na vida a única certa é a morte e os impostos!

E deveria ter acrescentado: e os inimigos!

Alguns, do alto de sua sabedoria, obviamente dirão: ”não, eu não! Os impostos tudo bem, mas, inimigos, não! Comigo não” Pode ser, pode ser!

Existe um detalhe a ser levado em consideração antecipadamente, é que para tê-los (inimigos) você não precisa ser necessariamente mau, não precisa obrigatoriamente ser o culpado, bastante um ponto de vista discordante, um pisada de pé, um olhar atravessado e... estará desencadeada uma inimizade!

E desde o dia do nascimento até a morte, juntamente com os impostos, uma legião de desafetos carreamos, (do verbo transitivo direto carrear) até o último suspiro. Às vezes consciente, outras vezes, completamente inconscientes e inocentes!

Ainda assim, outros ainda dirão: impossível!

Aí valho-me da história, para um “refresco” à memória, ocorrida bem recentemente: o caso John Lennon. Que mal ele fez aquele sujeito a não ser cantar, defender a causa da justiça, contra o assassinato em massa determinado pela guerra, etc?! Num entanto, foi morto a tiros estupidamente!

Mahatma Gandhi, cuja maldade na vida, principalmente, fora discordar dos métodos ingleses de dominação, liderados à época contra si por Sir Winston Churchil, também acabou covardemente assassinado por um outro fanático!

Você terá muito pouca sorte, como eu tive, se “calhar” de um dos seus chamados inimigos for mais forte e tiver um cargo de poder... Posso garantir que vai se sentir...bastante desconfortável durante muito tempo. Esse fato, geralmente acontece e sói muito acontecer no serviço, aonde não se tem escapatória. Todo dia tem-se que encarar a mesma situação. “É muito pouco produtivo!”

Acontece em outras esferas, com outras pessoas publicamente justas, veja-se outro exemplo, o Nelson Mandela, após um período de “férias forçadas”, deu a volta por cima e chegou a ser Presidente da África do Sul: vinte e sete anos “vendo o sol nascer quadrado!” preso, por NÃO ter praticado crime algum, a não ser o fato de se ter colocado, contra o regime, então vigente no país, o Apartheid!, ou seja, a segregação racial!

Acredito que desde quando os seres humanos se entenderam por racionais, iniciou-se essa espécie de ressentimentos, de antipatias recíprocas, de modos que, numa esfera mais elevada, desses conflitos, surgiram as guerras!

É possível que por bom tempo, viva-se a vida, como no meu caso, sem amigos por perto, porém, posso assegurar que existe uma gama de pessoas que me odeiam sem me conhecer pessoalmente e outras, justamente por isso, e assim sucessivamente, até a morte! E possivelmente, para seu desconforto o fato acontece consigo!

O homem tem a mais clara certeza, (principalmente os governantes) que é impossível viver sem os impostos, não o bastasse, cada dia inventam um diferente e seguindo essa trajetória, cada dia, de uma maneira inesperada, surge um novo... um inimigo diferente!

Nas Escrituras Sagradas, em várias passagens, é possível ali encontrar o amor ao semelhante como única forma de salvação e única maneira de conseguir-se a salvação, a vida eterna. Em nenhum trecho, porém, está escrito: “pague esse ou aquele imposto para poder conseguir sua salvação perante Deus!”

Instado sobre o assunto, Jesus respondeu aos Judeus Fariseus: “dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus!”, ou seja, impostos pagos devem ser recolhidos aos homens, caso contrário, “estaríamos literalmente na roça!” se dissesse: “pois, o imposto é que é de Deus!”

E Jesus, quantos inimigos conseguiu somente por ter tentado vir trazer a paz entre as criaturas?

E Sócrates, o Filósofo o que ganhou?

Foi julgado, injustamente, por seus “poderosos” inimigos, condenado à morte através do veneno chamado cicuta (extraído de uma planta e que era fatal, matando o indivíduo lentamente, vindo paralisando de baixo para cima até chegar a altura do coração e proporcionar ataque cardíaco) e como um criminoso comum, expirou...

Acredito, no entanto, que o homem não está preparado para viver uma vida isenta de impostos, muito menos conseguiria suportar o tédio o qual seria, viver e conviver sem inimigos!

Mas, seria bom imaginar levar esta mesma vida, pelo menos sem um dos dois!

Uma vida sem impostos seria um paraíso!

Uma vida sem inimigos seria um sonho!

optiumt
Enviado por optiumt em 29/12/2012
Código do texto: T4058059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.