Mensagem de final de ano a todos os recantistas.
NOVOS TEMPOS...
Quando o ano vem se encerrando fica a sensação de que tudo que aconteceu de ruim vai sofrer um processo de filtragem, como se fosse uma forma de separar o joio do trigo, sobrando apenas as coisas boas, com as quais temos o desejo intenso de fazer a virada do ano.
Quando os rojões sobem aos céus e iluminam as noites da encruzilhada, o mundo todo se curva ante as coisas mais sublimes que nos são reservadas em forma de vida. Os pássaros acordam de seu sono costumeiro. As igrejas ficam com as portas abertas durante vinte e quatro horas. Os cânticos de louvores soam nas residências. As ruas se enchem de gente em todo lugar. As pessoas exibem sorrisos simples e enigmáticos. O fervor das alamedas e da orla marítima se transforma em massas humanas querendo desfrutar de um sentimento de despedida que se confunde com esperanças. Os seres humanos se desfazem das carapuças. A hegemonia dos semblantes otimistas se espalha de esquina a esquina. Os homens de caráter se misturam com os impuros. Não há distinção de credo e nem de raça. Tudo é volvido por esse sentimento de união e de alegria, como se a entrada do ano fosse a coisa mais bela de nossas vidas.
Isso tudo que descrevemos como alento humano, nada mais é do que a simplicidade de se viver intensamente como se o futuro fosse melhor do que o passado. Talvez não seja essa a melhor concepção de vida. É com o passado que construímos nossa imagem. É com ele que evoluímos. É através do sofrimento e das alegrias já vividas que chegamos aos patamares de experiências adquiridas. Assim, não há como retirar aquilo que já vivemos de nossa essência de crescimento. Somos pessoas que vamos em frente porque um dia fizemos por merecer o caminho sereno que conquistamos com o trabalho do dia de ontem.
Entretanto é a expectativa de se chegar ao amanhã que nos empolga e nos deixa radiantes. Deus nos deu a vida como seres finitos, mas, ao mesmo tempo nos deu um dom de sobreviver e de ter esperanças. Esses dois elementos de profunda reflexão é que dão alento e forças para que tenhamos energias renovadas para acreditar em tudo o que vai acontecer no ano que chega.
É certo que o ano de 2012 reservou muitas realizações, mas também trouxe muitos percalços e muito sofrimento. O mundo assistiu com pesar as tragédias de enchentes, terremotos e outros fenômenos naturais que, quando acontecem levam muito de nossos irmãos. É a hora de enxergarmos novos valores para a nossa existência. Dependemos da harmonia entre as nossas relações de progresso com o meio ambiente que vivemos. Temos de aderir o quanto antes aos empreendimentos sustentáveis. Temos de zelar pela t erra em que vivemos.
Conclamo a todos os brasileiros que dê as mãos em pensamentos positivos nesta passagem de ano. Muita coisa está planejada para acontecer em nossa Nação nos próximos dois anos. O futebol que sempre trouxe dividendo para si próprio e pouco tem trazido para o país, a não ser o sentimento de vitória, desta vez, certamente, injetará em nossa economia elementos de incentivo com a estruturação dos estádios, com a melhoria dos transportes, com a logística do comércio, com a atração turística, com a nova formatação de mecanismos de segurança, enfim, com todos os meios de se proteger o status de país emergente.
Assim, quando os céus se iluminarem nesta passagem de ano, lá estaremos, mais uma vez, exibindo nossos sorrisos como forma de receber o novo tempo, através de um sentimento de renovação. Com amor no coração. Com a sensação de novas responsabilidades. Com o espírito de solidariedade. Com a alma cheia de ternura e com fé reconstruída, para que possamos ter uma alavanca de proteção quando os momentos ruins chegarem.
Com Deus no coração não há quem acredite que nossa vida não vai melhorar.
Uma boa passagem de ano para todos os nossos amigos virtuais...