Sede

Dedicação a alguns dos representantes de Deus na Terra

Quase a hora décima segunda, a freira, chefe do departamento de RH, flagra um funcionário do seu setor pegando água no quarto dos médicos.

Tenho sede irmã!

Tudo bem, mas aqui é o quarto dos médicos, por tanto, essa água que você está pegando é dos médicos, tem água lá na copa pra você e o resto dos funcionários, vá até lá e beba.

Mas aquela água é clorada, é da rede pública e essa daqui é mineral, por isso eu quero esta daqui.

Meu filho, pra que tanta exigência, nós não somos nada, estamos vivos agora e cheios de coisa, se acaso morrermos agora, dentro de poucas horas estaremos podres, fedendo de um jeito que ninguém suportará ficar perto do nosso corpo, por tanto seja mais humilde e menos exigente.

Não é exigência, na minha casa só bebo água mineral, acho que a empresa deveria dar água mineral para todos os funcionários e não só para os médicos.

No prédio onde moro, também só bebo água mineral, aliás, não só eu como a outra irmã que mora comigo e até os três funcionários que temos, a cozinheira, a domestica e o vigia, todos nós bebemos água mineral.

Só que, aqui, a empresa não pode comprar, eu conversei com o bispo que é o presidente da diocese, ele disse que estamos sem dinheiro, temos que cortar o máximo de gastos, essa coisa de filantropia é uma dor de cabeça danada, o governo não ajuda e todo mundo cobra da gente, achando que nós podemos resolver tudo, ontem nem dinheiro pra botar gasolina no meu carro o hospital tinha e tive que sair com o carro da outra irmã, o dinheiro que recebemos do SUS mal dá pra cobrir as despesas com a folha de pagamento, só continuamos, pela sede de ajudarmos nossos irmãos necessitados, se não fosse a sede de ajudar, já teríamos lavado as mãos também, e você ainda quer que agente gaste comprando água pra saciar a sede desse tanto de funcionários, aqui são mais de 50 pessoas trabalhando, não temos condições.

Bom irmã, agora que a senhora explicou as condições da empresa e as intenções da igreja, eu entendo, vou trazer água de casa pra saciar a minha sede e não ter que beber água clorada, mas não ficarei com ressentimentos, agora sei que vocês tem sede de ajudar mas não podem.

Meu filho, nunca devemos ir com muita sede ao pote, não precisamos de muito pra viver, temos que aceitar as coisas simples. Agora vamos embora, cada um pra sua casa, que já deu a hora do almoço, mas lembre-se, os humildes serão exaltados.

Oh irmã, a senhora está com o seu carro aí?

Estou, por quê?

É que a minha casa é um pouquinho antes da casa da senhora, pode me dar uma carona?

Claro que sim, mas bem que você podia me dar uma ajudinha, pois a gasolina que tenho, talvez não dê nem pra eu chegar em casa.

Claro que ajudo irmã, quando eu posso ajudar eu não meço esforços, Deus me dará em dobro.

Realmente! Muito bem. É por isso que quando entramos no convento fazemos o voto de pobreza, você tem que começar a dar menos importância para as coisas materiais deste mundo, aqui, tudo passa, só o nosso espírito permanece para sempre e se formos merecedores, quando fizermos a passagem ficaremos para sempre ao lado do pai.