Dispo-me do meu gênero  – poeta não tem sexo – para falar sobre o ser mais que perfeito, criação inimitável,  de quem é maior que o universo.
Tudo quanto Ele fez  é a própria perfeição,  e,  o homem  foi... será,  sempre, a  sua criação maior  – Adão foi  criado para a Sua glória, porém, para criar Eva o Senhor fez Adão dormir,  para manter  a fórmula em segredo.
Ela, a mulher  – humanamente falando, a  única geratriz, fato que a torna inimitável. –  é o ser mais invejado e copiado pelo próprio homem,  que  de todas as formas possíveis, busca encontrar a fórmula original, do ser que é um universo em complexidade.  Possuidora de mistérios insondáveis  – busca vã. Nesse particular, não há espionagem industrial que prospere; nenhum cientista, ou, ganhador de Prêmio Nobel conseguirá tal  intento:  a originalidade de tal invento.
Aportar  e  permanecer, em tal ser é como desbravar, o infinito rumo ao  encontro de outra desejada: a lua.  
Muito se fala, homenageia-se,  escreve-se, descreve-se e poetiza-se, sobre essa, que foi, é e será... A musa, lira, verso, reverso, controverso... Ode.
Mulher! Equilíbrio e loucura.
Natureza, mãe terra, Gaia, oxigênio, vida, morte, desdita e sorte.
Início e fim, o bom e o ruim; o fio da costura, o rasgo do saco, o arremate, o grito e o engasgo!
Da navalha o fio, do faminto o desafio... MULHER!
Beleza, realeza, atenção, distração, sedução... Perdição!
O brilho que seduz;  trilha para às trevas, e, o caminho para a luz.
Mulher, terra, montes, montanhas, vales, desaguar d’águas... Do encontro do côncavo com o convexo... Explosão, clímax, cataclismo... Emoção!

Dele, a musa e inspiração – do arquiteto das formas boleadas – que, hoje, flutua em outro universo – Niemeyer.

EstherRogessi,Escritora UBE, Mat.9363, Crônica: Mulher Um Universo, Imagem: Intimidade, Acrílica sobre tela, by EstherRogessi, Recife,07/03/10


Licença Creative Commons
O trabalho MULHER UM UNIVERSO de EstherRogessi foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 28/12/2012
Reeditado em 12/07/2018
Código do texto: T4056336
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.