Como levar a Veja a sério?

Porque não consigo levar a VEJA a sério.

Jorge Linhaça

Para uma revista que se julga o suprassumo da informação e da “imprensa livre”, a veja gasta muito tempo e recursos atacando blogueiros que não compactuam de sua visão política ou linha editorial.

O mais interessante na revista é que é praticamente impossível saber quem é o responsável pelas reportagens apresentadas, como no caso da que ocupa as páginas de 74 a 78 da edição de 16 de maio de 2012, onde procura-se estabelecer a todo custo uma teoria de conspiração contra a revista, orquestrada nas redes sociais por robôs replicantes de mensagens ofensivas á revista ou seus colaboradores.

Quem assina a matéria? Sei lá. Não existe identificação de autoria em lugar algum

Assim como não há identificação de autoria nas matérias subsequentes mais ou menos tratando do mesmo tema.

A ” Veja” tratar a si mesma como revista ou imprensa independente já por sí só denota a falta de credibilidade e seriedade de suas publicações.

É fato público e notório que a revista tem profundas ligações com ideias e partidos políticos que, legalmente ou não, são responsáveis pela compra de milhares de assinaturas da revista bem como de outras publicações da mesma editora.

Qualquer um que tenha apenas um olho aberto já há de ter percebido que a publicação ocupa-se de combater apenas os desmandos ou escândalos de um único partido, jamais voltando a boca de sua metralhadora para outras paragens políticas.

Atribuir isenção a uma revista que é escandalosamente partidária denota uma imperdoável má fé de quem o diz e uma incontestável condição de néscio de quem nisso acredita.

O problema ético da Veja não é o de ser arauto de um determinado partido, é o de não assumir-se como mero panfleto político.

Pio de tudo é que, com todo o poder que a Veja acredita deter, os últimos pleitos tem demonstrado que sua influência se faz cada vez menor na opinião do eleitorado.

Eu não entendo realmente é como uma revista de tanto renome publica matérias apócrifas em suas edições. Sou da opinião de que se a pessoa não quer ser identificada por suas ideias ou artigos, é porque não dispõe de credibilidade ou mesmo hombridade para assumir aquilo que pensa e escreve.

Portanto, fica impossível levar a sério aquilo que foi publicado, bem como o veículo onde se publicou.

Salvador, 27 de dezembro de 2012.