Os animais nos tornam melhores

Observando os dois animais que tenho na minha casa, que são a gata e o coelho e pensando no livro que estou lendo, que é uma coletânea de histórias de pessoas cujas vidas foram transformadas pelos animais que tiveram ou encontraram por acaso em determinados momentos de suas vidas, aprendi que os animais nos tornam melhores e que, na verdade, nós ganhamos muito mais com eles do que eles conosco. Eles nos tornam melhores e, atrevo-me a dizer, mais humanos.

Criar um animal não é como ter um objeto, que você pode deixar de lado e só pegar quando precisar ou lembrar dele. Eles têm suas necessidades e criá-los nos faz ver que precisamos estar atentos a elas, adaptando-se a suas formas de se alimentar, demonstrar carinho e mostrar alegria. Viver com eles pode nos ensinar a ser mais responsáveis e atentos às necessidades alheias, entendendo que todas as formas de vida precisam ser atendidas.

Eles nunca cansam de nossa companhia, sempre se alegram quando nos aproximamos deles e não têm reservas em demonstrar sua alegria ao nos verem. E nós, muitas vezes, temos vergonha de mostrar nossos sentimentos de forma espontânea por medo do ridículo. Mas um cão se pendura em você quando você volta para casa, seu gato senta no seu colo e ronrona de prazer quando é acariciado. Tudo o que eles querem de nós é o nosso amor e a nossa atenção.Animais não fazem questão de presentes materiais. Eles querem a gente.

Os animais nos ensinam a nos darmos. O que eles querem de nós é o melhor que possuímos dentro de nós mesmos. Quando estamos tristes, eles não fazem perguntas inconvenientes que não queremos responder. Apenas ficam ao nosso lado como para dizer que não estamos sozinhos, que eles estão lá e nos amam. Oferecem a sua companhia, dando-nos o melhor que possuem. Sinceramente, deveríamos observá-los melhor para aprendermos como nos relacionarmos com os outros seres humanos.