Filosofia da barriga
FILOSOFIA DA BARRIGA
Barriga, cada um tem a sua, mas, qual será mesmo a importância dessa região do corpo humano que cientificamente recebe o nome de abdômen?
Assim, ontem, entre um suco de cevada e outro, me peguei filosofando sobre a barriga, enquanto estava na praia, na cabana do Barriga, em Alcobaça-Bahia-Brasil.
Qual a importância da barriga para a existência humana? Será que se não existisse a barriga estaríamos aqui?
A barriga pode apresentar-se de várias formas e ser destinada a várias finalidades. Há quem tenha a forma e a barriga que deseja, outros desejam uma forma na barriga que não tem, tem gente que adora ter barriga e gente que detesta a barriga que tem.
A barriga (abdômen), na verdade é um armário, onde se guardam várias coisas: o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso com ceco e apêndice, o Fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, os rins e os ureteres.
A barriga é a própria vida, toda vida começa na barriga, e a barriga que não for sustentada devidamente, certamente terá complicações em sua subsistência. Se e só estamos aqui, é por causa da barriga.
Distendida globosa, plana ou escavada, essas são as formas que pode se apresentar uma barriga.
Quanto aos fins, a barriga pode ser destinada para: deposito de alimentos sólidos e/ou líquidos, essa é a barriga de nós todos fora a minha; ser objeto de desejo pessoal e de consumo, fazem parte desse grupo a barriga negativa ou zero e a barriga de tanquinho, o bom é quando a torneirinha não funciona, e; a barriga pode ser uma forma de ganhar dinheiro, sendo modelo ou mãe de aluguel, acredite, outro dia eu vi um anúncio onde uma mulher alugava a sua barriga pela mísera quantia de 100.000,00 R$ (cem mil reais), num país cujo salário mínimo que sustenta inúmeras famílias, não chega a um por cento deste valor.
Alugar a barriga seria uma boa saída pra muita gente que vive co m a barriga vazia, principalmente os que vivem com a barriga pegada nas costas, ganhariam um bom troquinho enchendo a barriga, o problema é que quando uma pessoa chega ao ponto de deixar sua barriga pegar nas costas é porque já lhe tiraram todos os seus direitos e, inclusive, até a sua saúde vai estar comprometida. Como então poderia esta, alugar sua barriga?
É verdade que algumas barrigas, também, tem mais valor que outras, um barriga verde de Santa Catarina de classe média, certamente se orgulha de suas origens; ao passo que qualquer barriga verde fora desse estado pode tomar um sentido pejorativo.
A barriga não pode ser enchida com qualquer coisa, se assim for, ela revida reclamando com odores fétidos que muitas das vezes nem o próprio dono da barriga suporta.
Cuidar da barriga e saber usá-la pode ser sinônimo de inteligência e de oportunidade, nos dias atuais cada um cuida da sua barriga a cada dia do jeito que pode.
Pedro-nilo Sodré