O SÍNDICO HONRA AO MÉRITO

Se você mora em condomínio e nunca teve problemas com o síndico você é uma pessoa de sorte, ou seu síndico merece todas as honras da casa.
Já passei por poucas e boas com administração de condomínio, já vi de tudo, posso até dizer que de certa forma eu tenho um “para-síndico”. O que já passei não desejo pra ninguém, cheguei ao ponto de certa vez não querer ouvir nem falar em imóveis de condomínio, mas depois refleti e vi que nem tudo está perdido, ainda têm homens e mulheres dignos de administrar o coletivo sem se lambuzar na coisa alheia.
A primeira experiência tive com um condomínio horizontal, lotes para construção de residências. É comum as empresas que fazem o loteamento ou a venda dos imóveis já prontos ao elaborarem as convenções inserir uma cláusula que o primeiro administrador será indicado por ela, ou ainda, que a referida empresa é quem vai elaborar a convenção e fazer a eleição do síndico e seus companheiros de chapa. Quando você vai a reunião de entrega já tem um engraçado que diz que não quer ser síndico, mas aproveitou e trouxe os preços das empresas, etc. e por coincidência ele é indicado pela empreendedora. Na verdade é tudo armado, e assim aconteceu comigo.
Tudo que qualquer um reclamasse contra a empresa o síndico vinha com quatro pedras na mão, uma foice e qualquer outro instrumento que pudesse nos calar. Quando percebi que era voto vencido, saí pela tangente e nunca mais fui a qualquer reunião.
Do mesmo modo aconteceu com um prédio de apartamentos, lá estava eu querendo fazer verão, logo fui dizimado, nem pensar em reclamar qualquer coisa contra a construtora, o síndico nomeado mais parecia o Durango Kid e seu cavalo Corisco, me colocando na parede e dizendo que tudo estava maravilhoso.
Quando percebi que a desgraça não tem jeito, decidi pelo menos vigiar o homem de perto, passei a conselheiro fiscal. Que tolice, não enfartei por pouco, ao conferir os documentos apresentados nada batia, era uma história de empresa de outro estado, valores astronômicos para cópias xerox, e em uma das reuniões o senhor síndico queria alterar a fachada do edifício. Segundo ele o condomínio poderia contratar um arquiteto para tornar o empreendimento melhor, porém, esbarrou na cláusula que não se pode alterar nada no edifício nos cinco anos depois da entrega. Ufa, fomos salvo pelo tempo, caso contrário ele teria contratado uma empresa americana, pois dinheiro tinha e muito no caixa.
A experiência mais recente foi das piores, flagrado o síndico com uma diferença de caixa no valor aproximado de cinquenta mil reais, rapidamente ele assumiu que houve extravio de documentos e mesmo assim, ele iria ressarcir o condomínio em vinte e quatro parcelas. Tentei de todas as formas colocar o homem na cadeia, mas pra quê fui mexer, quase fui linchado pelo homem e seus amigos, por pouco o criminoso seria eu.
Ao que parece, certas pessoas quando assumem uma conta bancária com o dinheiro dos outros pensa que é dele, e no país do jeitinho não se preocupa com o que vai fazer ou deixar de fazer com o numerário alheio.
Mas nem só de desvio sofrem os condomínios, agora posso dizer que estou no céu, encontrei um síndico, aquele merecedor de todas as honras, trabalhador, organizado, zeloso, prestativo, cuidadoso e acima de tudo avarento quando se trata de gastar dez reais do condomínio. Esse veio pra suprir toda a falta de sorte dos últimos sete anos.
Se você tem um síndico desse tipo, síndico honra ao mérito, cuide dele como se fosse seu cônjuge, ou melhor, seu sócio no seu investimento, porque é uma espécie em extinção.